Insurgências da palhaçaria na cena contemporânea : o ser palhaça(o) e o seu aspecto de decolonialidade frente ao sistema colonial-capitalístico.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Alex Beigui de Paiva-
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Alex Beigui de Paiva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Éder Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorGusmão, Rita de Cassia Santos Buarque de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mariana Augusta Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006233-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta aspectos decoloniais intrínsecos à arte da palhaçaria que, pautados em um arcabouço filosófico, fundamentam o papel político e social do Ser palhaça(o) em suas incursões micro e macropolíticas, elaborados por intermédio do exagero de si que, em seus trânsitos de devires entre indivíduo-artista, palhaça(o) e sociedade, representa todo um coletivo capaz de se colocar em seus processos insurgentes frente ao sistema colonial-capitalístico. A palhaçaria se institui no preenchimento do Corpo sem Órgãos, elaborando-se enquanto expressão do conteúdo de sua essência germinativa que em seus inter-agenciamentos e zonas de vizinhança consegue romper com estruturas abusivas e profanadoras da pulsão, atingindo um aspecto de decolonialidade frente ao sistema vigente em seus modos de articulação e domínio de inconscientes. Alguns trabalhos artísticos foram trazidos e lidos no intuito de oferecer para a prática da palhaçaria a conceitualização de aspectos filosóficos que são o fundamento da palhaçaria decolonial. Dentre os nomes abordados estão: Florisberta, Miss Jujuba, Ximia Boia, Tico Bonito, Mafalda Mafalda, Leo Bassi, Jennifer Miller, Curalina e os Hotxuás.-
Descrição: dc.descriptionThis academic work presents decolonial aspects intrinsic to the art of clowning which, based on a philosophical framework, underlie the political and social role of the Clown Being in his micro and macropolitical incursions, elaborated through the exaggeration of himself that, in his transits of becoming’s between individual-artist, clown and society, represents an entire collective capable of placing itself in its insurgent processes against the colonial-capitalistic system. Clowning is established in filling the Body without Organs, developing itself as an expression of the content of its germinal essence that in its inter-agencies and neighborhood zones manages to break with abusive and desecrating structures of the drive, achieving an aspect of decoloniality in the face of the system current in its modes of articulation and domain of unconscious. Some artistic works were brought and read with the aim of offering the conceptualization of philosophical aspects that are the foundation of decolonial clowning for the practice of clowning. Among the names covered are: Florisberta, Miss Jujuba, Ximia Boia, Tico Bonito, Mafalda Mafalda, Leo Bassi, Jennifer Miller, Curalina and the Hotxuás.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectPalhaçaria-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectDevir-
Palavras-chave: dc.subjectSistema colonial-capitalístico-
Título: dc.titleInsurgências da palhaçaria na cena contemporânea : o ser palhaça(o) e o seu aspecto de decolonialidade frente ao sistema colonial-capitalístico.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.