Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cordenonsi, Adriana Zanki | - |
Autor(es): dc.creator | Calegari, Eliana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1640 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006151 | - |
Descrição: dc.description | Este capítulo faz parte do livro: Perspectivas da Educação: História e Atualidades - Volume 5 / Resiane Paula da Silveira (organizadora). – Formiga (MG): Editora Uniesmero, 2022. 208 p. : il. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho intenciona-se refletir sobre práticas pedagógicas realizadas no contexto da pandemia de coronavírus (Covid-19). Para isso, parte-se da experiência em um projeto interdisciplinar desenvolvido no curso Técnico em Computação Gráfica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, em 2020/2, envolvendo todas as disciplinas do módulo. Através da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, buscou-se, a partir de uma abordagem integradora, realizar atividades com o objetivo de criar soluções que contribuíssem com o trabalho realizado na CATANORTE (Cooperativa Rondoniense de catadores e catadoras de materiais recicláveis), no intuito de melhorar a divulgação da coleta seletiva na cidade, incentivando a educação ambiental. As atividades realizadas pelos alunos incluíram pesquisa sobre coleta seletiva e situação dos catadores, criação de logotipo, de toy art, de materiais para mídias sociais, de roteiro para animação, execução da animação e elaboração de relatório sobre o trabalho realizado. Todo o projeto foi desenvolvido de forma remota, em função da pandemia, utilizando ferramentas online e gratuitas. A execução do projeto interdisciplinar durante o período de ensino remoto foi um grande desafio, mas com a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos os resultados foram satisfatórios, os alunos que puderam participar do projeto envolveram-se com as atividades e apresentaram propostas que podem contribuir com a divulgação da coleta seletiva em Porto Velho. | - |
Descrição: dc.description | This is the report of an interdisciplinary project developed in the Technical Course in Computer Graphics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia Campus Zona Norte, in 2020/2, involving all the disciplines of the Module. Through the Project-Based Learning methodology, it was sought, from an integrative approach, to carry out activities aimed at creating solutions that would contribute to the work done at CATANORTE (Cooperativa Rondoniense de catadores e catadoras de materiais recicláveis), in order to improve the dissemination of selective collection in the city, encouraging environmental education. The activities carried out by the students included research about selective collection and the situation of the collectors, logo creation, toy art, materials for social media, script for animation, animation, and report writing. The entire project was developed remotely, due to the pandemic of COVID 19, using free online tools. The execution of the project during the remote teaching period was a great challenge, but with the active methodology based on projects the results were satisfactory, the students who were able to participate got involved with the activities and presented good quality proposals. Keywords: Project-Based Learning. Interdisciplinarity. Vocational and Technological Education. Remote Teaching. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNIESMERO | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project-Based Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocational and Technological Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remote Teaching | - |
Título: dc.title | Ensino remoto e projeto de ensino: possibilidades de práticas pedagógicas no curso Técnico em Computação Gráfica do IFRO | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: