Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gomes, Ana Catarina | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Géssyca Tolomeu de | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Everton Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Ungheri, Bruno Ocelli | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19877 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9756210 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006130 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: O objetivo foi comparar os motivos da aposentadoria, sentimentos durante a transição e ao relembrar a carreira, além da percepção da aptidão física e saúde entre 18 ex-nadadores, divididos em Grupo A (aposentados entre 1995-2005) e Grupo B (aposentados entre 2006-2019). Materiais e Métodos: Utilizou-se uma abordagem qualitativa e retrospectiva, por meio de entrevistas via Google Meet, seguindo um roteiro semiestruturado. O recrutamento dos atletas foi conduzido de forma conveniente, com base na disponibilidade e acessibilidade. Resultados: Os resultados indicaram que a estagnação do desempenho foi o principal motivo de aposentadoria para ambos os grupos (33,33% para o Grupo A e 35,71% para o Grupo B). Durante a transição, o Grupo A expressou predominantemente sentimentos positivos (57,15%), enquanto o Grupo B demonstrou uma predominância de sentimentos negativos (63,64%), sendo o alívio o principal sentimento citado em ambos os grupos. Ao se lembrar da carreira, ambos os grupos expressaram predominantemente sentimentos positivos (94,45% para o Grupo A e 76,2% para o Grupo B), sendo a saudade o mais citado em ambos. Em relação à percepção da aptidão física e saúde, observou-se predominantemente uma piora em ambos os grupos. Os resultados reforçam a necessidade de se realizar o planejamento de carreira, fornecendo dados importantes para que as comissões técnicas e atletas reconheçam essa fragilidade e possivelmente implantem o planejamento de carreira em suas equipes com a finalidade de facilitar a transição para uma nova identidade e estilo de vida. | - |
Descrição: dc.description | Objective: The aim was to compare retirement motives, feelings during the transition and when reminiscing about their careers, as well as perceptions of physical fitness and health among 18 former swimmers, divided into Group A (retired between 1995-2005) and Group B (retired between 2006-2019). Materials and Methods: A qualitative and retrospective approach was utilized through interviews via Google Meet, following a semi-structured script. Athletes' recruitment was conveniently conducted based on availability and accessibility. Results: Findings indicated that performance stagnation was the primary retirement motive for both groups (33.33% for Group A and 35.71% for Group B). During the transition, Group A predominantly expressed positive feelings (57.15%), while Group B showed a predominance of negative feelings (63.64%), with relief being the main emotion cited in both groups. When recalling their careers, both groups predominantly expressed positive feelings (94.45% for Group A and 76.2% for Group B), with nostalgia being the most cited emotion in both. Regarding perceptions of physical fitness and health, a predominantly worsening trend was observed in both groups. The results emphasize the need for career planning, providing important data for technical teams and athletes to recognize this vulnerability and potentially implement career planning in their teams with the aim of facilitating the transition to a new identity and lifestyle. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aposentadoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carreira esportiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atletas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos retrospectivos | - |
Título: dc.title | Da carreira esportiva à aposentadoria : quais os motivos, sentimentos e experiências de nadadores de décadas diferentes? | - |
Título: dc.title | From sports career to retirement : what are the reasons, feelings, and experiences of swimmers from different decades? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: