
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Souza, Vanessa Rios de | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Ana Carla Marques | - |
| Autor(es): dc.creator | Bolini, Helena Maria André | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Soraia Vilela | - |
| Autor(es): dc.creator | Queiroz, Fabiana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8108 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ijfs.12123/abstract | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1111/ijfs.12123 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006109 | - |
| Descrição: dc.description | For a sweetener to successfully replace sucrose in food formulations, studies must first be conducted to determine the concentrations of the sweeteners to be used and their equivalent sweetness compared with sucrose. After establishing the optimal concentration of each sweetener, it is necessary to determine which is more similar to sucrose. The objective of this study was to determine the equivalent amount of different sweeteners, necessary to promote the same degree of ideal sweetness in mixed fruit (marolo, sweet passion fruit and soursop) jam and to characterise the time–intensity profile and consumer acceptance. With respect to the mixed fruit jam containing 40% (w/w) of sucrose, sucralose presented the highest sweetening power, being 1033.59 times sweeter than sucrose, followed by sucralose/acesulfame-K/neotame 5:3:0.1 (982.80), sucralose/steviol glycoside 2:1 (862.67), sucralose/acesulfame-K 3:1 (847.45) and sucralose/thaumatin 1:0.6 (284.29). The sweeteners had a time–intensity sweetness profile similar to sucrose and a time– intensity bitterness profile different from sucrose but similar among themselves. In relation to sensory acceptance, a significant difference between the low-sugar jam and the traditional jam was not observed. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Equivalent sweetness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mixed fruit jam | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Time–intensity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sweeteners | - |
| Título: dc.title | Analysis of various sweeteners in low-sugar mixed fruit jam : equivalent sweetness, time-intensity analysis and acceptance test. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: