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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tinti, Douglas da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, José Ronaldo Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Tinti, Douglas da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, José Ronaldo Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Geovane Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19897 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006104 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: quais as possíveis repercussões do Pibid na formação de professores de Matemática do Timor-Leste? Para tanto, optou-se estruturá-lo no formato multipaper, composto por dois artigos. O primeiro deles objetivou identificar e analisar indícios de aprendizagem da docência oportunizada pelo Pibid, revelados por um timorense egresso desse programa. Realizou-se uma pesquisa do tipo documental que assumiu, como corpus de análise, o relato sobre a trajetória de formação produzido por um pibidiano egresso na condição de mestrando de um Programa de Pós- Graduação no Brasil. Os dados foram categorizados e analisados a partir dos focos da aprendizagem docente (interesse pela docência; conhecimento prático da docência; reflexão sobre a docência; comunidade docente; e identidade docente). Em linhas gerais, os dados indicaram que o Pibid oportunizou a esse egresso timorense aprendizagens que contribuíram para sua formação, para a reflexão e compreensão das diferenças entre os sistemas educacionais do Brasil e do Timor-Leste e para o processo de constituição da sua identidade profissional docente. O segundo artigo objetivou investigar as percepções de egressos timorenses do Pibid, considerando as repercussões desse programa para a formação de professores de Matemática do Timor-Leste, bolsistas do Pibid Exatas – Unilab/Redenção. Buscou-se apoio teórico no conceito de Aprendizagem da Docência, com foco na Iniciação à Docência como parte essencial deste processo, e no entendimento do Pibid como uma Política Pública do Governo Federal brasileiro voltada para a Formação Inicial de Professores. Baseado no estudo exploratório e investigativo de percepções dos participantes, em relação as ações desenvolvidas no programa, utilizou-se questionários como instrumento de coleta de dados, analisados sob as abordagens qualitativa e interpretativa. Para a análise, assumiu-se duas categorias: (i) Desafios enfrentados e contribuições do Pibid para a formação inicial e (ii) Pibid e o desenvolvimento do compromisso político. Em linhas gerais, as repercussões evidenciadas foram: a) ofereceu aos timorenses a oportunidade de conhecer a realidade escolar brasileira; b) favoreceu o desenvolvimento da prática docente; c) contribuiu com os processos de inserção e indução profissional vivenciados concomitantemente com a formação inicial; d) oportunizou a compreensão e a reflexão sobre os possíveis desafios profissionais enfrentados pelos docentes no Timor-Leste; e) apoiou o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas básicas; f) mobilizou o sentido de agência profissional e g) o desenvolvimento do compromisso político. Ao responder à questão norteadora, evidencia-se a repercussão de uma Política Pública, não só na Formação de Professores brasileiros, mas, também, na formação de professores timorenses. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o fortalecimento do Pibid no cenário nacional e para a proposição de ações bilaterais de apoio à Educação do Timor-Leste. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to answer the following research question: what are the possible repercussions of Pibid on Mathematics teachers' education in Timor-Leste? To this end, it was structured in a multipaper format, consisting of two articles. The first article aimed to identify and analyze evidence of teaching-learning opportunities provided by Pibid, as revealed by a Timorese graduate of this program. A documentary research approach was adopted, using as the corpus of analysis the narrative of a former Pibid participant about his educational trajectory, produced in the context of his master's studies in a Brazilian graduate program. The data were categorized and analyzed based on key aspects of teaching-learning (interest in teaching, practical teaching knowledge, reflection on teaching, teaching community, and teaching identity). In general terms, the findings indicate that Pibid provided this Timorese graduate with learning experiences that contributed to his education, encouraged reflection and understanding of the differences between the educational systems of Brazil and Timor- Leste, and supported the construction of his professional teaching identity. The second article aimed to investigate the perceptions of Timorese graduates of Pibid, considering the repercussions of this program on Mathematics teachers' education in Timor-Leste, specifically those who were scholarship holders of Pibid Exatas – Unilab/Redenção. The study was theoretically grounded in the concept of Teaching-Learning, focusing on Teaching Initiation as an essential part of this process and understanding Pibid as a Public Policy of the Brazilian Federal Government aimed at Initial Teacher Education. Based on an exploratory and investigative study of participants' perceptions regarding the program's activities, questionnaires were used as a data collection instrument, analyzed using qualitative and interpretative approaches. The analysis was structured around two categories: (i) Challenges faced and Pibid’s contributions to initial teacher education, and (ii) Pibid and the development of political commitment. In general terms, the identified repercussions were: a) providing Timorese participants with the opportunity to learn about the Brazilian school context; b) fostering the development of teaching practices; c) contributing to the processes of professional insertion and induction experienced alongside initial education; d) enabling understanding and reflection on the possible professional challenges faced by teachers in Timor-Leste; e) supporting the development of the four basic language skills; f) mobilizing the sense of professional agency and g) the development of political commitment. By addressing the guiding question, the study highlights the impact of a Public Policy not only on the education of Brazilian teachers but also on the education of Timorese teachers. It is hoped that the results of this research will contribute to strengthening Pibid at the national level and to the proposal of bilateral actions to support Education in Timor-Leste. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/02/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pibid | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Timor-Leste | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Título: dc.title | Repercussões do Pibid na formação de professores de matemática do Timor-Leste : um estudo a partir da percepção de egressos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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