Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira Neto, Antônio-
Autor(es): dc.creatorMateus, Fernando Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006079-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo – Evolução do Ensino da Matemática no Brasil e seus desafios, tem como principal objetivo apresentar um estudo da importância do ensino da matemática de forma contextualizada, com enfoque nas transformações tecnológicas ocorrida das no decorrer do tempo até o momento atual, ponderando sobre as metodologias utilizadas por professores e as tentativas de transformações na disciplina, avaliando a possibilidade de implantação de novas tecnologias para aumentar a eficiência no aprendizado dos alunos. Para tanto está baseado em uma pesquisa descritiva bibliográfica com enfoque em autores que evidenciam uma reflexão sobre as diferentes metodologias de ensino utilizadas pelos professores da área. Esse processo não é uma via de mão única, pois deve envolver professores, alunos, diretores e todo o ambiente escolar, só assim é que poderão ser obtidos os melhores resultados. Para isso é preciso que os professores reflitam sobre a sua postura frente aos objetivos da disciplina e as metodologias adotadas em sala, para que os alunos possam ter clareza das suas próprias concepções sobre a matemática e com isso produzam bons resultados em relação à aprendizagem. Por fim é evidenciada a dificuldade nesse trajeto de busca por inovações e aprimoramento do ensino da matemática, ficando claro não existir uma fórmula secreta para tal objetivo, contudo tais dificuldades não foram e não devem ser razão para que se desista desse propósito que tem como finalidade a melhoria do ensino aprendizagem da matemática.-
Descrição: dc.descriptionThis article - Evolution of Teaching Mathematics in Brazil and itschallenges, has as main objective to present a study of the importance of teaching mathematics in a contextualized way, focusing on the technological transformations occurring over time to the present moment, pondering the methodologies used by teachers and the attempts of transformations in the discipline, evaluating the possibility of implantation of new technologies to increase the efficiency in the students' learning. In order to do so, it is based on a descriptive bibliographical research with a focus on authors that show a reflection on the different teaching methodologies used by the-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectEvolution-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Título: dc.titleEvolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.