
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Maíra Kelly da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1285 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006076 | - |
| Descrição: dc.description | A inclusão de pessoas sem acuidade visual é hoje um fato em muitas escolas do país, porém, nem sempre ela envolve uma integração efetiva desses alunos, nem um atendimento condizente com suas necessidades. Este artigo apresenta uma pesquisa em desenvolvimento na qual, em parceria com um grupo de alunos do 7º ano sem acuidade visual de uma instituição pública de Belo Horizonte, é desenvolvida e avaliada uma proposta de ensino de Geometria. Além de apresentar brevemente as atividades realizadas, analisamos as respostas dos alunos a uma sondagem de conhecimentos realizada antes do início da proposta. Os resultados sugerem que os alunos conhecem alguns termos geométricos, porém, apenas foram memorizados, sem uma compreensão efetiva de seu significado. Esperamos construir, com eles, uma proposta de ensino que possa ser compartilhado com outros professores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos com deficiência visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material manipulativo | - |
| Título: dc.title | O ensino de geometria para alunos com deficiência visual : uma proposta de ensino em desenvolvimento. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: