Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Wagner Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Laudicéia da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1620 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.76 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006033 | - |
Descrição: dc.description | Artigo científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo junto ao Curso Gestão Pública, sob a orientação do professor Wagner Soares de Lima. | - |
Descrição: dc.description | O estudo analisa os Sistemas Municipais de Ensino (SME) e Conselhos Municipais de Educação (CME) em Governador Jorge Teixeira, Jaru e Porto Velho, Rondônia. Busca compreender como as legislações estruturam essas instâncias de gestão e os desafios enfrentados. O problema central envolve diferenças administrativas, financeiras e técnicas que afetam a implementação de políticas educacionais. Governador Jorge Teixeira enfrenta limitações estruturais, Jaru apresenta organização intermediária, e Porto Velho possui uma estrutura robusta, mas enfrenta desigualdades regionais. Com abordagem qualitativa e análise documental, a pesquisa identifica boas práticas e desafios. Porto Velho destaca-se pelo alinhamento às diretrizes nacionais, Jaru pela organização do planejamento, e Jorge Teixeira enfrenta dificuldades básicas. Conclui-se que os desafios exigem maior suporte técnico e financeiro, além de fortalecer a autonomia e a capacitação nos CMEs. O estudo contribui ao debate sobre a descentralização educacional no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | El estudio analiza los Sistemas Municipales de Enseñanza (SME) y los Consejos Municipales de Educación (CME) en Governador Jorge Teixeira, Jaru y Porto Velho, Rondônia. Busca compreender cómo las legislaciones estructuran estas instancias de gestión y los desafíos enfrentados. El problema central implica diferencias administrativas, financieras y técnicas que afectan la implementación de políticas educativas. Governador Jorge Teixeira enfrenta limitaciones estructurales, Jaru presenta una organización intermedia y Porto Velho posee una estructura robusta, pero con desigualdades regionales. Con enfoque cualitativo y análisis documental, la investigación identifica buenas prácticas y desafíos. Porto Velho destaca por su alineación con las directrices nacionales, Jaru por su planificación, y Jorge Teixeira enfrenta dificuldades básicas. Se concluye que los desafíos requieren mayor soporte técnico y financiero, además de fortalecer la autonomía y la capacitación en los CMEs. El estudio contribuye al debate sobre la descentralización educativa en Brasil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Acadêmica da Lusofonia | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Jaru | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Relação: dc.relation | v. 1, n. 5, p. 1–23 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas Municipais de Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos Municipais de Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas Municipales de Enseñanza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consejos Municipales de Educación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planificación Educativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestión Democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación Básica | - |
Título: dc.title | Sistemas municipais de ensino e conselhos de educação: análise comparativa das estruturas em municípios de Rondônia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: