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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Peretta, Éden Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Peretta, Éden Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Éder Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda Júnior, Cláudio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14692 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006029 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Inspirado no caderno de criação (butô-fu), este livro-instrumento coreo-dramatúrgico tem como escopo examinar o corpo-dança deste autor acerca de fibras Anti-Sistêmicas, partindo da ideia dos “corpos possíveis” (kanôtai), identificados no trabalho de Tatsumi Hijikata. Para tanto, realizaremos incisões-interlocutórias-poéticas, enquanto dança corpo-palavras, entre as memórias do escrevente-dançarino e as construções imagem-cênico-performáticas de Tatsumi Hijikata. Assim, o diálogo se dará através de um exame pericial de suas vidas, conectando experiências que os ajudaram a elaborar suas concepções artísticas, tornando possível a dissecação dos principais elementos que configuram suas poéticas. Esse método cirúrgico se estabelece mediante a proposta do fundador da dança Butô de “dissolução” dos corpos culturalmente constituídos (shintai), sugerindo que a própria morfologia seria uma consequência de sistemas conceituais hegemônicos, os quais podem considerar que as fronteiras e as superfícies dos corpos são politicamente construídas. Por meio de sua/uma performatose, a pesquisa poética coleta a descaracterização e o rompimento da rigidez de categorias que normatizam a linguagem, a espécie, o corpo, o sexo, o gênero e a sexualidade, proporcionando amostras de uma transcultura da estruturação do sujeito. Em suma, essa dança-travessia resulta de uma necessidade particular em desaprender os sistemas preestabelecidos semióticos-morais-corpóreos que invisibilizam a presença de corporalidades dissidentes e outras especificidades para além da anatomia, um corpo imagético gerado por estados singulares de percepção do próprio corpo num devir-poético. | - |
Descrição: dc.description | The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. The time has come to make space in our bodies for other languages. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/03/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo anti-sistêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tatsumi Hijikata | - |
Palavras-chave: dc.subject | Butô | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performatose | - |
Palavras-chave: dc.subject | Devir-poético | - |
Título: dc.title | Autópsia de uma dança : o corpo anti-sistêmico no Butô de Tatsumi Hijikata. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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