Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fausto, Ilma Rodrigues de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Antonia Érica Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1885 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006023 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investiga a educação empreendedora como estratégia para geração de renda e inclusão social em comunidades marginalizadas. Por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, analisou-se como essa abordagem pode promover autonomia econômica e transformação social. Foram revisadas teorias de autores como Dolabela (2003), Dornelas (2018) e Gibb (2002), além de experiências práticas como o programa “Empreender para Transformar” (SEBRAE/ES, 2023) e a iniciativa “Cozinha Solidária” (MTST, 2021; MDS, 2025). Identificou-se que tais projetos impactaram diretamente a geração de renda e autoestima de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, com destaque para a criação de microempreendimentos e fortalecimento do capital social. A análise revelou que, quando articulada com políticas públicas e instituições locais, a educação empreendedora contribui significativamente para a redução das desigualdades sociais e econômicas. | - |
Descrição: dc.description | This study investigates entrepreneurial education as a strategy for income generation and social inclusion in marginalized communities. Through qualitative bibliographic research, it analyzes how this approach fosters economic autonomy and social transformation. Theoretical frameworks by Dolabela (2003), Dornelas (2018), and Gibb (2002) were reviewed, along with practical experiences such as the “Empreender para Transformar” program (SEBRAE/ES, 2023) and the “Cozinha Solidária” initiative (MTST, 2021; MDS, 2025). The analysis found that these projects directly impacted income generation and self-esteem among women and youth in vulnerable situations, leading to the creation of microenterprises and strengthening of social capital. The findings suggest that when integrated with public policies and local institutions, entrepreneurial education significantly contributes to reducing social and economic inequalities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação empreendedora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geração de renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades vulneráveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurial education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Income generation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vulnerable communities | - |
Título: dc.title | A geração de renda em comunidades marginalizadas através da educação empreendedora | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: