A geração de renda em comunidades marginalizadas através da educação empreendedora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFausto, Ilma Rodrigues de Souza-
Autor(es): dc.creatorSouza, Antonia Érica Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1885-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006023-
Descrição: dc.descriptionTrabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga a educação empreendedora como estratégia para geração de renda e inclusão social em comunidades marginalizadas. Por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, analisou-se como essa abordagem pode promover autonomia econômica e transformação social. Foram revisadas teorias de autores como Dolabela (2003), Dornelas (2018) e Gibb (2002), além de experiências práticas como o programa “Empreender para Transformar” (SEBRAE/ES, 2023) e a iniciativa “Cozinha Solidária” (MTST, 2021; MDS, 2025). Identificou-se que tais projetos impactaram diretamente a geração de renda e autoestima de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, com destaque para a criação de microempreendimentos e fortalecimento do capital social. A análise revelou que, quando articulada com políticas públicas e instituições locais, a educação empreendedora contribui significativamente para a redução das desigualdades sociais e econômicas.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates entrepreneurial education as a strategy for income generation and social inclusion in marginalized communities. Through qualitative bibliographic research, it analyzes how this approach fosters economic autonomy and social transformation. Theoretical frameworks by Dolabela (2003), Dornelas (2018), and Gibb (2002) were reviewed, along with practical experiences such as the “Empreender para Transformar” program (SEBRAE/ES, 2023) and the “Cozinha Solidária” initiative (MTST, 2021; MDS, 2025). The analysis found that these projects directly impacted income generation and self-esteem among women and youth in vulnerable situations, leading to the creation of microenterprises and strengthening of social capital. The findings suggest that when integrated with public policies and local institutions, entrepreneurial education significantly contributes to reducing social and economic inequalities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Comercial (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação empreendedora-
Palavras-chave: dc.subjectGeração de renda-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades vulneráveis-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurial education-
Palavras-chave: dc.subjectIncome generation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectVulnerable communities-
Título: dc.titleA geração de renda em comunidades marginalizadas através da educação empreendedora-
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