Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Uliete Fernandes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1569 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006021 | - |
Descrição: dc.description | Artigo científico apresentado ao curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | A botânica é um ramo da Biologia que estuda a morfologia, anatomia e fisiologia dos organismos fotossintetizantes. Eles realizam a conversão da energia solar em energia química e são representados por plantas, algas e cianobactérias. Existem diversas formas de trabalhar os conteúdos de botânica para a promoção do ensino-aprendizagem significativo. Nesse contexto, destaca-se o lúdico para complementar o método de ensino tradicional no que tange à aplicação dos conhecimentos. O presente trabalho, que consiste em uma pesquisa bibliográfica, visa apresentar e analisar atividades lúdicas práticas. Elas foram publicadas em artigos científicos entre 2019 e 2023 e retratam o uso do lúdico para aplicação do ensino de botânica em sala de aula. Os artigos foram buscados no Portal de Periódicos CAPES, lidos e analisados sob a perspectiva de alguns teóricos da área. Notou-se que tal metodologia de ensino tem sido benéfica para a aprendizagem de botânica, pois estimula a interação entre aluno e professor, promove o alcance dos objetivos propostos para as aulas, desperta o interesse dos alunos e promove a participação nas aulas. | - |
Descrição: dc.description | Botany is a branch of Biology that studies the morphology, anatomy and physiology of photosynthetic organisms. They convert solar energy into chemical energy and are represented by plants, algae and cyanobacteria. There are several ways to work with botany content to promote meaningful teaching-learning. In this context, play stands out to complement the traditional teaching method in terms of applying knowledge. The present work, which consists of a bibliographical research, aims to present and analyze practical recreational activities. They were published in scientific articles between 2019 and 2023 and portray the use of playto apply botany teaching in the classroom. The articles were searched for on the CAPES Journal Portal, read and analyzed from the perspective of some theorists in the area. It was noted that this teaching methodology has been beneficial for learning botany, as it stimulates interaction between student and teacher, promotes the achievement of the objectives proposed for classes, arouses students' interest and promotes participation in classes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Colorado do Oeste | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playfulness | - |
Palavras-chave: dc.subject | learning and education | - |
Título: dc.title | Uso de atividades diferenciadas no ensino de botânica uma visão geral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: