Tecnologia e mediação interativa : uma perspectiva museológica contemporânea sistematizada na psicologia da educação.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcelo Hugo Freitas-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Priscilla Arigoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19274-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.37323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006000-
Descrição: dc.descriptionO artigo tem o objetivo de refletir o uso de mecanismos tecnológicos mediadores nos espaços expositivos e a sua contribuição nos processos de aprendizagem, tomando como base o dispositivo utilizado no Projeto “A Voz da Arte”, ocorrido em 2017, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Pensar em tecnologia e mediação é proporcionar ao público uma autonomia e uma inter-relação com o espaço, expandindo as possibilidades e ampliando a comunicação, o que não é possível apenas com uso de recursos textuais. Talvez seja o momento de pensarmos uma Museologia contemporânea que articule com a tradicional, pactuada nos elementos, tornando-se propícia a avivar seu papel social e educacional. Por meio de levantamento bibliográfico e entrevista, foi possível concluir que o público entusiasmou-se pelo recurso tecnológico ao possibilitar uma interação e uma comunicação dinâmica, sendo assim, visa-se refletir ações estratégias de difusão e incentivo das tendências tecnológicas interativas e cognitivas nas exposições.-
Descrição: dc.descriptionThe article aims to reflect the use of technological mediating mechanisms in the exhibition spaces and their contribution to the learning processes, based on the device used in the Project “The Voice of Art”, which took place in 2017, at the Pinacoteca do Estado de São Paulo. Thinking about technology and mediation is to provide the public with autonomy and an interrelation with space, expanding possibilities and expanding communication, which is not possible only with the use of textual resources. Perhaps it is time to think of a contemporary Museology that articulates with the traditional, agreed upon in the elements, becoming propitious to enliven its social and educational role. Through a bibliographic survey and an interview, it was possible to conclude that the public was enthusiastic about the technological resource by enabling a dynamic interaction and communication, therefore, it aims to reflect strategic actions of diffusion and encouragement of interactive and cognitive technological trends in the exhibitions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Museologia & Interdisciplinaridade permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5918>. Acesso em: 19 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectMuseologia-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectMediação interativa-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da educação-
Título: dc.titleTecnologia e mediação interativa : uma perspectiva museológica contemporânea sistematizada na psicologia da educação.-
Título: dc.titleTechnology and interactive mediation : a contemporary museological perspective systematized in educational psychology.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.