
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Marcelo Hugo Freitas | - |
| Autor(es): dc.creator | Coelho, Priscilla Arigoni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19274 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.37323 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006000 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo tem o objetivo de refletir o uso de mecanismos tecnológicos mediadores nos espaços expositivos e a sua contribuição nos processos de aprendizagem, tomando como base o dispositivo utilizado no Projeto “A Voz da Arte”, ocorrido em 2017, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Pensar em tecnologia e mediação é proporcionar ao público uma autonomia e uma inter-relação com o espaço, expandindo as possibilidades e ampliando a comunicação, o que não é possível apenas com uso de recursos textuais. Talvez seja o momento de pensarmos uma Museologia contemporânea que articule com a tradicional, pactuada nos elementos, tornando-se propícia a avivar seu papel social e educacional. Por meio de levantamento bibliográfico e entrevista, foi possível concluir que o público entusiasmou-se pelo recurso tecnológico ao possibilitar uma interação e uma comunicação dinâmica, sendo assim, visa-se refletir ações estratégias de difusão e incentivo das tendências tecnológicas interativas e cognitivas nas exposições. | - |
| Descrição: dc.description | The article aims to reflect the use of technological mediating mechanisms in the exhibition spaces and their contribution to the learning processes, based on the device used in the Project “The Voice of Art”, which took place in 2017, at the Pinacoteca do Estado de São Paulo. Thinking about technology and mediation is to provide the public with autonomy and an interrelation with space, expanding possibilities and expanding communication, which is not possible only with the use of textual resources. Perhaps it is time to think of a contemporary Museology that articulates with the traditional, agreed upon in the elements, becoming propitious to enliven its social and educational role. Through a bibliographic survey and an interview, it was possible to conclude that the public was enthusiastic about the technological resource by enabling a dynamic interaction and communication, therefore, it aims to reflect strategic actions of diffusion and encouragement of interactive and cognitive technological trends in the exhibitions | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Museologia & Interdisciplinaridade permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5918>. Acesso em: 19 ago. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Museologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação interativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da educação | - |
| Título: dc.title | Tecnologia e mediação interativa : uma perspectiva museológica contemporânea sistematizada na psicologia da educação. | - |
| Título: dc.title | Technology and interactive mediation : a contemporary museological perspective systematized in educational psychology. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: