Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Diego Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Chauvin, Dejane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1591 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005973 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, área de concentração “Educação Tecnológica”, linha de pesquisa e “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” | - |
Descrição: dc.description | Este estudo investigou o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Biologia, focando na temática da Síntese Proteica. A pesquisa visou desenvolver e aplicar um jogo digital, criado pela pesquisadora, para aprimorar o ensino da síntese proteica no 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena. A abordagem metodológica foi quali-quantitativa, com aplicação de questionários online para avaliar o impacto do jogo digital. Os resultados indicaram que o jogo foi bem recebido por professores e alunos, sendo considerado intuitivo e relevante para o aprendizado. A análise quantitativa mostrou uma melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, com maior compreensão dos conceitos de síntese proteica e tradução gênica. Além disso, os dados qualitativos indicaram um aumento no engajamento e interesse dos estudantes nas aulas. Esses achados sugerem que jogos digitais podem ampliar as possibilidades pedagógicas e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia | - |
Descrição: dc.description | This study investigated the use of Digital Information and Communication Technologies (DIT) in Biology teaching, focusing on the theme of Protein Synthesis. The research aimed to develop and apply a digital game, created by the researcher, to improve the teaching of protein synthesis in the 2nd year of the Technical Course in Computer Science Integrated into High School at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena. The methodological approach was qualitative and quantitative, with the application of online questionnaires to evaluate the impact of the digital game. The results indicated that the game was well received by teachers and students, being considered intuitive and relevant for learning. Quantitative analysis showed an improvement in students' academic performance, with greater understanding of the concepts of protein synthesis and gene translation. Furthermore, qualitative data indicated an increase in student engagement and interest in classes. These findings suggest that digital games can expand pedagogical possibilities and benefit the teaching-learning process in the Biology discipline | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síntese proteica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital game | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protein synthesis | - |
Título: dc.title | Jogo digital na educação profissional e tecnológica: desenvolvimento de software educativo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: