Ética na educação indígena: O processo de gestão como forma de organização e respeito aos conhecimentos tradicionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Cleudson da Silva-
Autor(es): dc.creatorManholer, Tatiane Sobreiro Eler-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1033-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005933-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.-
Descrição: dc.descriptionEste Artigo tem como tema de pesquisa a Ética na Educação Indígena no processo de gestão como forma de organização e respeito aos conhecimentos tradicionais. O presente estudo propõe reflexões sobre a temática indígena no contexto da Ética na Educação Indígena, para entender o amplo conceito de ética, reconhecer a sua aplicabilidade no mundo contemporâneo respeitando o outro como parte integrante de seu grupo e colaborar para uma sociedade justa e humanizada. O Artigo busca entender como são transmitidos os valores éticos entre os povos indígenas e sua forma de organização num olhar psicopedagógico, que ressalta os sentidos do aprender centrados na ética indígena, com vistas a compreender o processo de ensino ocorrido na aldeia. Espera-se que este estudo contribua para outras fontes e novas buscas que evidenciem o desafio à reflexão ética dos profissionais de educação e sirva como fonte de pesquisa para outros trabalhos. A metodologia utilizada para a realização deste Artigo foi da pesquisa bibliográfica abordando conceitos de autores sobre a ética na educação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Indígena-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Título: dc.titleÉtica na educação indígena: O processo de gestão como forma de organização e respeito aos conhecimentos tradicionais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.