
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marcelo Loures dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Diego Gonzaga Duarte da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19577 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://psycnet.apa.org/fulltext/2024-38970-009.pdf | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1037/qup0000277 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005914 | - |
| Descrição: dc.description | Bachelor’s degree courses in Rural Education, present in several Brazilian higher education institutions, seek to develop formative processes capable of stimulating future rural educators to exercise a professional activity that articulates the training processes experienced in the academy with those experienced in the daily lives of their communities of origin. For this purpose, it is necessary to create strategies capable of promoting greater articulation and integration of the educational processes that exist in the different communities and territories of the students. The Methodology of Narrative Productions (MPN) presents itself as a pedagogical possibility in these courses by articulating, in the elaboration of narratives, the biographical, historical, and social contexts of the students. By applying MPN in an integrated way to the activities of one of these courses with one of its students, it was possible to identify and deepen the educational experiences she lived in her community. The theory of situated knowledge (Haraway, 1995) and the emancipatory topic oriented toward a new ethical paradigm (B. S. Santos, 2011) guide the analysis of narratives by advocating the production of knowledge from dialogical spaces and the synthesis between existing and emerging knowledge. The narrative productions accomplished this objective by allowing the student to recognize the driving forces of her historical context, her directions, and subjects. It was concluded that the narratives produced found similarity with the assumptions of Rural Education’s formation by field of knowledge, since they allowed not only an expanded understanding of reality but also an identity and reflective relationship about the context in which the student was inserted. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rural education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Methodology of narrative productions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethical paradigm | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bachelor’s degree courses in rural education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational policies | - |
| Título: dc.title | The methodology of narrative productions in bachelor’s degree in rural education : enhancing the construction of a new ethical paradigm. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: