Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cano Prais, Hugo Alejandro | - |
Autor(es): dc.creator | Val, Alexandre Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Érica Renata de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16385 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/18094449202100620019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005840 | - |
Descrição: dc.description | Investigamos, neste artigo, os discursos relacionados à classificação das experiências trans presentes em um sítio criado pela Organização Mundial de Saúde na ocasião da construção da 11ª Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID11). Trata-se de um estudo qualitativo em que analisamos as falas de 16 participantes, estabelecendo quatro eixos de discussão, que, finalmente, se convergem em torno da concepção da “Incongruência de Gênero” como uma “perturbação físico-moral”. Nesse percurso, o ato social de classificar assim como as possibilidades de cuidado das pessoas trans fora do marco patológico são problematizados. | - |
Descrição: dc.description | In this article, we investigate the discourses concerning the classification of trans experiences present on a website created by the World Health Organization during the formulation of the 11th International Classification of Diseases and Related Health Problems (ICD11). It is a qualitative study in which we analyze the statements of 16 participants, establishing four axes of discussion, which finally converge around the conception of “Gender Incongruence” as a “physical-moral disturbance”. In this way, the social act of classifying as well as the possibilities of care for trans people outside the pathological frame are problematized. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Artigo sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Título: dc.title | Incongruências classificatórias : uma análise dos discursos sobre as propostas da CID11 em relação às experiências trans. | - |
Título: dc.title | Classificatory incongruities : an analysis of the discourses on ICD11 proposals in relation to trans experiences. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: