Masculinidade e (cis)heteronormatividade na formação e atuação docente em educação física : o ensino da dança na escola.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorres, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorTorres, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorCampos, Priscila Augusta Ferreira-
Autor(es): dc.contributorChaves, Elisângela-
Autor(es): dc.creatorCosta, Igor Henrique da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19747-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005816-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo qualitativo é investigar e analisar as lógicas e argumentos entre masculinidade e (cis)heteronormatividade presentes na formação e prática profissional de professores homens de Educação Física no ensino da dança. A metodologia envolveu um levantamento bibliográfico, com análise de 23 publicações selecionadas entre 2017 e 2022, e entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores homens formados em Licenciatura em Educação Física em universidades públicas e privadas. Compreende-se que a Educação Física aborda a dança de forma parcial, marcada por características binárias e (cis)heteronormativas historicamente (re)produzidas. Sob a perspectiva da teoria da performatividade de gênero de Butler (2008; 2017), os resultados evidenciam que a dança, embora desafie fronteiras estéticas e de gênero, é limitada por construções (cis)heteronormativas, sendo que a permissão para os corpos masculinos dançarem está frequentemente condicionada a estéticas que não desafiem ou questionem a heterossexualidade, como nas danças folclóricas, no hip-hop e no funk. Além disso, questões de gênero, enfrentamentos religiosos e familiares afetam o ensino da dança nas escolas, revelando preconceitos que repercutem nas trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais desses professores. A orientação sexual e a experiência prévia com a dança se mostram como elementos que aproximam ou distanciam esses professores homens de Educação Física do conteúdo dança.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this qualitative study is to investigate and analyze the logics and arguments surrounding masculinity and (cis)heteronormativity in the training and professional practice of male Physical Education teachers in dance instruction. The methodology involved a bibliographic review, analyzing 23 publications selected between 2017 and 2022, and semi- structured interviews with five male teachers who graduated in Physical Education Licentiate programs at public and private universities. It is understood that Physical Education addresses dance in a partial manner, shaped by historically (re)produced binary and (cis)heteronormative characteristics. From the perspective of Butler's gender performativity theory (2008; 2017), the results show that dance, despite challenging aesthetic and gender boundaries, is constrained by (cis)heteronormative constructions. Male bodies' participation in dance is often contingent upon aesthetics that do not challenge or question heterosexuality, such as in folk dances, hip-hop, and funk. Furthermore, gender issues, along with religious and familial challenges, influence the teaching of dance in schools, revealing prejudices that impact these teachers' personal, academic, and professional trajectories. Sexual orientation and previous experiences with dance emerge as factors that either draw these male Physical Education teachers closer to or distance them from the content of dance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/02/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidade-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Título: dc.titleMasculinidade e (cis)heteronormatividade na formação e atuação docente em educação física : o ensino da dança na escola.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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