Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Sandra Carla Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Andressa Albino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1173 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005815 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho pretendeu realizar uma reflexão sobre a gestão educacional, além de conceituar a gestão escolar, descrevendo os desafios enfrentados pelo gestor público frente às interações que ocorrem na escola. Tal estudo se pautou em uma pesquisa qualitativa, de cunho documental e bibliográfico. A coleta e seleção de dados se deram através das plataformas digitais. Nosso aporte teórico se baseou na LDB 9394/96; em Libâneo (2008); Luck (2017); Agostini (2010); Santos, Prsyciem e Bonez (2020); Oliveira e Cruz (2022), entre outros. Nesse sentido, os principais desafios enfrentados pela gestão escola se relacionam à formação inicial e continuada do gestor escolar. Além disso, o aspecto administrativo, formado pelo diretor e pelo coordenador, precisa ser repensado. A burocracia, para ter acesso aos recursos financeiros e físicos, inviabiliza a execução de programas e projetos a serem realizados na escola. A falta de envolvimento da comunidade escolar como um todo no processo de diálogo, para tomada de decisão, na elaboração e execução de projetos, também dificulta uma gestão democrática e participativa. Com isso, para que o gestor trabalhe de uma forma democrática, é necessária a participação de todos: pais, alunos, funcionários e professores. | - |
Descrição: dc.description | The present work intended to reflect on educational management. Specifically, conceptualize what school management is and describe the challenges faced by public managers in the interactions that occur at school. This is qualitative research, of a documentary and bibliographic nature. Data collection and selection took place through digital platforms. Our theoretical support is based on LDB 9394/96; Libâneo (2008); Luck (2017); Agostini (2010); Santos, Prsyciem And Bonez (2020); Oliveira And Cruz (2022). We conclude that, among the main challenges faced by school management, are: the initial and continuing training of school managers. In the administrative aspect, where the management team is made up of just two people, the director and the coordinator, responsible for the entire administrative and pedagogical part of the school. The bureaucracy to access financial and physical resources, which makes it impossible to carry out programs and projects to be carried out at school. The difficulty of including students' parents and the lack of involvement of the school community as a whole in the process of dialogue for decision-making in the preparation and execution of projects are challenges to be faced by the school manager, so that effective management can occur. democratic and participatory. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial e continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática e participativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participatory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Challenges | - |
Título: dc.title | Refletindo sobre a gestão educacional | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: