Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbieri, Luciana Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Marciene Bisi Geraldino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1888 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005804 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Tecnóloga em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar de que forma as tecnologias digitais contribuem para a modernização da gestão pública, promovendo maior eficiência administrativa, transparência e participação cidadã. A pesquisa adotou método qualitativo, de caráter exploratório-explicativo, fundamentado em revisão bibliográfica e análise documental de legislações, portais oficiais e artigos especializados. Foram investigadas as principais soluções tecnológicas sistemas de gestão integrada (ERPs), portais de serviços e de transparência, big data, inteligência artificial e blockchain e seus impactos na redução da burocracia, no aprimoramento da tomada de decisão e no fortalecimento do controle social. Identificaram-se, ainda, desafios relacionados à resistência à mudança, às desigualdades de acesso digital, à capacitação de servidores e às limitações orçamentárias. Conclui-se que a transformação digital pode tornar a administração pública mais ágil, aberta e responsiva, desde que haja investimentos em infraestrutura, formação continuada e políticas de inclusão digital. | - |
Descrição: dc.description | This Final Course Paper aims to analyze how digital technologies contribute to the modernization of public administration by promoting greater administrative efficiency, transparency, and citizen participation. The research employed a qualitative, exploratory-explanatory approach, based on a literature review and document analysis of legislation, official portals, and specialized articles. Key technological solutions were examined, including integrated management systems (ERPs), service and transparency portals, big data, artificial intelligence, and blockchain, along with their impact on reducing bureaucracy, improving decision-making, and strengthening social oversight. The study also identified challenges such as resistance to change, digital access inequalities, staff training needs, and budgetary constraints. It concludes that digital transformation can make public administration more agile, open, and responsive, provided there is investment in infrastructure, continuous training, and digital inclusion policies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transparência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação administrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transparency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administrative innovation | - |
Título: dc.title | O papel das tecnologias digitais na construção de uma gestão pública mais eficiente, transparente e participativa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: