Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marialva de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Duarte, Uelinton Aires | - |
Autor(es): dc.creator | Leigue, Ana Maria Sespedes Pessoa | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Arnaldo Ferreira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1769 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005785 | - |
Descrição: dc.description | Artigo Científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, sob a orientação da professora Me. Marialva de Souza Silva e Coorientação do Me. Uelinton Aires Duarte. | - |
Descrição: dc.description | A educação a distância (EaD) no Brasil tem se consolidado como uma ferramenta estratégica para democratizar o acesso à educação, especialmente em contextos de desigualdade social e geográfica. As políticas públicas voltadas para a inclusão na EaD têm promovido ações como a ampliação da conectividade, o desenvolvimento de tecnologias educacionais e a capacitação docente, permitindo alcançar estudantes em regiões remotas e com necessidades específicas. Contudo, desafios como a infraestrutura tecnológica, a exclusão digital e a necessidade de continuidade administrativa ainda limitam o pleno potencial dessas iniciativas. A integração de esforços entre governos, instituições e sociedade é essencial para consolidar uma educação inclusiva e de qualidade por meio da EaD. Este estudo investiga o papel das políticas públicas na promoção da inclusão na educação a distância no Brasil, com ênfase nos marcos regulatórios, programas governamentais e iniciativas voltadas à redução das desigualdades de acesso e permanência. Para isso, adotou-se uma abordagem baseada na revisão da literatura, buscando compreender como essas políticas contribuem para a democratização do ensino a distância. | - |
Descrição: dc.description | Distance education (EaD) in Brazilhasbeenconsolidated as a strategic tool to democratize accesstoeducation, especially in contextsof social andgeographicinequality. Public policies aimedatinclusion in distance learning havepromotedactionssuch as expandingconnectivity, developingeducationaltechnologiesandteaching training, allowingstudentstobereached in remoteregionsandwithspecificneeds. However, challengessuch as technologicalinfrastructure, digital exclusionandtheneed for administrativecontinuity still limitthe full potentialoftheseinitiatives. The integrationofeffortsbetweengovernments, institutionsandsocietyisessentialtoconsolidate inclusive andqualityeducationthroughdistance learning. Thisstudyinvestigatesthe role ofpublic policies in promoting inclusion in distanceeducation in Brazil, withanemphasisonregulatory frameworks, governmentprogramsandinitiativesaimedatreducinginequalities in accessandretention. Tothisend, an approach basedonliterature review wasadopted, seekingtounderstandhowthese policies contributetothedemocratizationofdistance learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização do Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratization of Education | - |
Título: dc.title | Políticas públicas de inclusão na Educação a Distância | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: