Políticas públicas de inclusão na Educação a Distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marialva de Souza-
Autor(es): dc.contributorDuarte, Uelinton Aires-
Autor(es): dc.creatorLeigue, Ana Maria Sespedes Pessoa-
Autor(es): dc.creatorSantos, Arnaldo Ferreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005785-
Descrição: dc.descriptionArtigo Científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, sob a orientação da professora Me. Marialva de Souza Silva e Coorientação do Me. Uelinton Aires Duarte.-
Descrição: dc.descriptionA educação a distância (EaD) no Brasil tem se consolidado como uma ferramenta estratégica para democratizar o acesso à educação, especialmente em contextos de desigualdade social e geográfica. As políticas públicas voltadas para a inclusão na EaD têm promovido ações como a ampliação da conectividade, o desenvolvimento de tecnologias educacionais e a capacitação docente, permitindo alcançar estudantes em regiões remotas e com necessidades específicas. Contudo, desafios como a infraestrutura tecnológica, a exclusão digital e a necessidade de continuidade administrativa ainda limitam o pleno potencial dessas iniciativas. A integração de esforços entre governos, instituições e sociedade é essencial para consolidar uma educação inclusiva e de qualidade por meio da EaD. Este estudo investiga o papel das políticas públicas na promoção da inclusão na educação a distância no Brasil, com ênfase nos marcos regulatórios, programas governamentais e iniciativas voltadas à redução das desigualdades de acesso e permanência. Para isso, adotou-se uma abordagem baseada na revisão da literatura, buscando compreender como essas políticas contribuem para a democratização do ensino a distância.-
Descrição: dc.descriptionDistance education (EaD) in Brazilhasbeenconsolidated as a strategic tool to democratize accesstoeducation, especially in contextsof social andgeographicinequality. Public policies aimedatinclusion in distance learning havepromotedactionssuch as expandingconnectivity, developingeducationaltechnologiesandteaching training, allowingstudentstobereached in remoteregionsandwithspecificneeds. However, challengessuch as technologicalinfrastructure, digital exclusionandtheneed for administrativecontinuity still limitthe full potentialoftheseinitiatives. The integrationofeffortsbetweengovernments, institutionsandsocietyisessentialtoconsolidate inclusive andqualityeducationthroughdistance learning. Thisstudyinvestigatesthe role ofpublic policies in promoting inclusion in distanceeducation in Brazil, withanemphasisonregulatory frameworks, governmentprogramsandinitiativesaimedatreducinginequalities in accessandretention. Tothisend, an approach basedonliterature review wasadopted, seekingtounderstandhowthese policies contributetothedemocratizationofdistance learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherREVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distância-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização do Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDistance Education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Policies-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Technologies-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratization of Education-
Título: dc.titlePolíticas públicas de inclusão na Educação a Distância-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.