Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Viviane Martins Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1910 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005723 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Linha de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). | - |
Descrição: dc.description | Pesquisa desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, vinculado a Linha de “Pesquisa Práticas educativas em EPT” e Macroprojeto Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Os programas de assistência estudantil têm como finalidade melhorar as condições de permanência e conclusão do curso pelo estudante. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral avaliar os programas da Assistência Estudantil implementados pelo IFRO campus Porto Velho Calama no ensino técnico subsequente, por meio da análise das percepções dos discentes do ensino técnico subsequente atendidos em 2024. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos, foram analisados os documentos institucionais, dados coletados via questionários aplicados aos estudantes e entrevistas com gestores responsáveis pela assistência estudantil, e se configura como um estudo de caso. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados analisados indicam que os alunos entendem a importância dos auxílios financeiros para a continuidade de seus estudos. Os servidores que atuam na gestão da assistência estudantil também destacaram que, além do suporte financeiro, é essencial fortalecer as ações de apoio psicossocial e pedagógico, visando atender as necessidades dos discentes. Ressaltou-se que a permanência dos alunos na instituição não se limita apenas à concessão dos auxílios financeiros, mas também de um acompanhamento contínuo e de políticas que unam os diferentes setores da instituição, promovendo um ambiente mais acolhedor e sensível às demandas acadêmicas e sociais dos alunos. Esta pesquisa, diante dos desafios identificados, reforça a necessidade de aprimorar as políticas de assistência estudantil, tornando-as mais acessíveis e eficientes. Assim, a produção do "Guia Educacional: Programas de Assistência Estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama" representa uma importante contribuição deste estudo, uma vez que visa facilitar o acesso dos alunos às informações sobre os programas disponíveis, auxiliando no processo de solicitação dos auxílios estudantis. | - |
Descrição: dc.description | Research developed within the scope of the Master's program in Professional and Technological Education - ProfEPT, linked to the “Research Line Educational Practices in EPT” and Macroproject Inclusion and Diversity in Formal and Non-Formal Spaces, offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia - IFRO. Student assistance programs aim to improve the conditions for students to remain in school and complete their courses. In this context, the present study has the general objective of evaluating the Student Assistance programs implemented by IFRO Porto Velho Calama campus in subsequent technical education, through the analysis of the perceptions of subsequent technical education students served in 2024. The research adopted a mixed methodological approach, combining qualitative and quantitative elements; institutional documents were analyzed, data collected through questionnaires applied to students and interviews with managers responsible for student assistance, and is configured as a case study. The data were analyzed using the content analysis technique. The results analyzed indicate that students understand the importance of financial aid for continuing their studies. The staff members who work in student assistance management also highlighted that, in addition to financial support, it is essential to strengthen psychosocial and pedagogical support actions, aiming to meet the needs of students. It was emphasized that the permanence of students in the institution is not limited to the granting of financial aid, but also to continuous monitoring and policies that unite the different sectors of the institution, promoting a more welcoming environment that is sensitive to the academic and social demands of students. In view of the challenges identified, this research reinforces the need to improve student assistance policies, making them more accessible and efficient. Thus, the production of the "Educational Guide: Student Assistance Programs of IFRO Porto Velho Calama campus" represents an important contribution of this study, since it aims to facilitate students' access to information about the available programs, assisting in the process of requesting student assistance. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de permanência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico subsequente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student assistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retention policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subsequent technical education | - |
Título: dc.title | A política de assistência estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama: desafios e perspectivas no ensino técnico subsequente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: