Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Alves, Gelindo Martineli | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11396 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://clame.org.mx/uploads/actas/alme29.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005722 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo foi conduzido com 35 alunos matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na microrregião de Sete Lagoas, no estado de Estado de Minas Gerais, Brasil. O principal objetivo foi verificar as contribuições de atividades fundamentadas pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram desenvolvidas por meio da utilização da metodologia do estudo misto como o design de pesquisa denominado QUAL+ quan. Uma contribuição importante desse estudo foi a (re)conciliação entre a escola e o cotidiano dos alunos por meio da utilização do conhecimento financeiro e da perspectiva etnomatemática em sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | This study was conducted with 35 eighth graders students enrolled in a public middle school located in the Sete Lagoas Microrregion, in the State of Minas Gerais, Brazil. The main objective of this study was to verify the contributions of activities grounded in ethnomathematics and sociocultural perspective of mathematics history in relation to the development of student citizenship through the teaching and learning of financial education content. The data collection, analysis, and interpretation were developed through the use of mixed method study with the research design: QUAL + quan. One important contribution of this study was the (re)conciliation between school and daily lives of the students through the use and utilization of financial knowledge using an ethnomathematical perspective in the classroom. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial education | - |
Título: dc.title | As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: