A importância da horta com ações de promoção da saúde em escolas públicas brasileiras: PeNSE 2019

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBento, Isabel Cristina-
Autor(es): dc.creatorNobre, Jucinete Ana da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1935-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.52521/nutrivisa.v12i1.15694-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005664-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito parcial para obtenção do título de tecnóloga em Gestão Pública.-
Descrição: dc.descriptionA utilização da horta na merenda escolar e como ferramenta na Educação Alimentar e Nutricional (EAN), configura-se como estratégia intersetorial para promoção da saúde e formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. Objetivou-se analisar a presença da horta escolar, sua utilização e a associação com ações de promoção da saúde nas escolas brasileiras. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 75.831 escolas públicas brasileiras participantes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE-2019). Os dados foram coletados por meio de questionários por meio de um dispositivo móvel. Para o presente estudo, utilizou-se dados provenientes do questionário do ambiente escolar e dados gerais das escolas, aplicado aos gestores escolares. A variável desfecho foi o nível de integração da horta (baixo, médio e alto). As variáveis independentes incluíram a presença do Programa Saúde na Escola (PSE) e a realização de ações de promoção da saúde. Foram utilizados modelos de regressão logística multinomial, ajustados por localização da escola e tipo de ensino, considerando o plano amostral da pesquisa. Participaram 75.831 escolas. Identificou-se que 79,3% apresentavam baixo nível de integração da horta, 6,4% médio e 14,3% alto. Escolas com PSE implantado mostraram maior chance de ter integração média da horta (OR=2,72; IC95%: 1,49–4,94), e aquelas com ações de promoção da saúde, maior chance de integração alta (OR=1,76; IC95%: 1,04–3,00). Conclui-se que a presença e o uso da horta escolar se associam positivamente ao PSE e às ações de promoção da saúde, embora ainda estejam pouco integradas ao cotidiano das escolas.-
Descrição: dc.descriptionThe use of school gardens in school meals and as a tool for Food and Nutrition Education (FNE) is configured as an intersectoral strategy for health promotion and the development of healthy eating habits within the school environment. This study aimed to analyze the presence and use of school gardens and their association with health promotion actions in Brazilian schools. This is a cross-sectional study conducted with 75,831 Brazilian public schools participating in the 2019 National School Health Survey (PeNSE-2019). Data were collected using questionnaires administered via a mobile device. For this study, data from the school environment questionnaire and general school information, answered by school administrators, were used. The outcome variable was the level of garden integration (low, medium, or high). Independent variables included the presence of the School Health Program (PSE) and the implementation of health promotion actions. Multinomial logistic regression models were used, adjusted for school location and type of education, considering the survey's sampling design. A total of 75,831 schools participated. Results showed that 79.3% had a low level of garden integration, 6.4% medium, and 14.3% high. Schools with the PSE implemented showed a higher likelihood of medium integration (OR=2.72; 95% CI: 1.49–4.94), and those with health promotion actions had a greater chance of high integration (OR=1.76; 95% CI: 1.04–3.00). It is concluded that the presence and use of school gardens are positively associated with the PSE and health promotion actions, although they are still not fully integrated into daily school routines.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherNutrivisa-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação alimentar e nutricional-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectHortas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectHealth policy-
Palavras-chave: dc.subjectFood and nutrition education-
Palavras-chave: dc.subjectHealth promotion-
Palavras-chave: dc.subjectSchool garden-
Título: dc.titleA importância da horta com ações de promoção da saúde em escolas públicas brasileiras: PeNSE 2019-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.