A importância da relação entre a comunidade e a gestão escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRosa, Luciana Aparecida Barbieri da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Éverton Lourenço dos-
Autor(es): dc.creatorGalina, Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005632-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga a relação entre a comunidade e a gestão escolar no contexto educacional, analisando como essa interação afeta a qualidade da educação e o desenvolvimento dos estudantes. O problema de pesquisa se concentra na otimização da colaboração entre a comunidade e a gestão escolar para uma educação mais eficaz. Duas hipóteses foram formuladas: maior engajamento da comunidade resulta em ambiente educacional estimulante e responsivo, e uma gestão participativa contribui para uma educação inclusiva e equitativa. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica para analisar teorias e práticas. Os resultados destacam a importância da participação da comunidade na gestão democrática das escolas públicas para melhorar a qualidade da educação e promover a cidadania ativa. Essa pesquisa oferece percepções valiosas para embasar políticas educacionais mais eficazes e alinhadas com as demandas da comunidade.-
Descrição: dc.descriptionThis research investigates the relationship between the community and the school management in the educational context, analyzing how this interaction affects the quality of education and the development of students. The research problem focuses on optimizing the collaboration between the community and school management for a more effective education. Two hypotheses were formulated: greater community engagement results in a stimulating and responsive educational environment, and a participatory management contributes to an inclusive and equitable education. The methodology involves bibliographic research to analyze theories and practices. The results highlight the importance of community participation in the democratic management of public schools to improve the quality of education and promote active citizenship. This research offers valuable insights to inform more effective educational policies aligned with community demands.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Management-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectParticipation-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Título: dc.titleA importância da relação entre a comunidade e a gestão escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.