Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Éverton Lourenço dos | - |
Autor(es): dc.creator | Galina, Leonardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005632 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga a relação entre a comunidade e a gestão escolar no contexto educacional, analisando como essa interação afeta a qualidade da educação e o desenvolvimento dos estudantes. O problema de pesquisa se concentra na otimização da colaboração entre a comunidade e a gestão escolar para uma educação mais eficaz. Duas hipóteses foram formuladas: maior engajamento da comunidade resulta em ambiente educacional estimulante e responsivo, e uma gestão participativa contribui para uma educação inclusiva e equitativa. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica para analisar teorias e práticas. Os resultados destacam a importância da participação da comunidade na gestão democrática das escolas públicas para melhorar a qualidade da educação e promover a cidadania ativa. Essa pesquisa oferece percepções valiosas para embasar políticas educacionais mais eficazes e alinhadas com as demandas da comunidade. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the relationship between the community and the school management in the educational context, analyzing how this interaction affects the quality of education and the development of students. The research problem focuses on optimizing the collaboration between the community and school management for a more effective education. Two hypotheses were formulated: greater community engagement results in a stimulating and responsive educational environment, and a participatory management contributes to an inclusive and equitable education. The methodology involves bibliographic research to analyze theories and practices. The results highlight the importance of community participation in the democratic management of public schools to improve the quality of education and promote active citizenship. This research offers valuable insights to inform more effective educational policies aligned with community demands. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality | - |
Título: dc.title | A importância da relação entre a comunidade e a gestão escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: