Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTonini, Adriana Maria-
Autor(es): dc.creatorMalcher, Maria Ataide-
Autor(es): dc.creatorFerrazzo, Suéllen Tonatto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19178-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55905/cuadv16n7-056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005579-
Descrição: dc.descriptionIncentivar meninas e mulheres para as áreas de STEM é de grande relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, crescimento econômico e inclusão social. O presente estudo investiga o contato de docentes e discentes com as áreas de STEM e como a divulgação científica pode despertar o interesse das meninas e jovens para estas áreas. Realizou-se uma entrevista com docentes e discentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 10 escolas públicas em Minas Gerais. A família foi o principal modelo de influência determinante para a escolha de formação dos docentes. Entre os discentes, 56% são incentivados e motivados por seus professores de áreas de STEM para seguir essas áreas. O conhecimento e o contato dos estudantes com as áreas de STEM requerem atenção, pois 63% informou não se sentir motivado a seguir carreira e 72,6% não participou de atividades de divulgação científica em suas escolas.-
Descrição: dc.descriptionEncouraging girls and women to pursue careers in STEM areas is of great relevance for the scientific and technological development of the country, economic growth, and social inclusion. The present study investigates the interaction between teachers and students with STEM areas and how scientific divulgation can awaken the interest of girls and young individuals in these fields. An interview was conducted with teachers and students from Elementary and High School levels across 10 public schools in Minas Gerais. The family was the main influential model in determining the choice of training for teachers. Among the students, 56% are encouraged and motivated by their STEM area teachers to pursue these fields. The students' knowledge and exposure to STEM areas require attention as 63% reported no feeling motivated to pursue a career in these areas, and 72.6% no participated in any scientific divulgation activities at their schools.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsCuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectMeninas e mulheres em STEM-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectÁreas tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectGirls and women in STEM-
Título: dc.titleDivulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).-
Título: dc.titleScientific divulgation to motivate the participation of girls and women in STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) areas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.