Educação em tempos de bolhas online : uma abordagem peirceana.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFranco, Juliana Rocha-
Autor(es): dc.creatorBorges, Priscila Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9703-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7791-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005549-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento das redes sociais digitais e dos sistemas de busca na internet têm nos levado a repensar os modos como interagimos e adquirimos informação na internet. Apesar de potencialmente a internet, como um repositório gigantesco de dados, aumentar as possibilidades de acesso aos mais diversos dados, assim como o aumento da quantidade de informação, nossos modos de interação em rede hoje têm mostrado algumas restrições nesse universo de possibilidades. Neste artigo, analisaremos o surgimento das bolhas online como um fenômeno que mostra como certos modos de interação na internet podem nos levar a ficar fechados em universos muito restritos e familiares ao invés de nos proporcionar a experiência com o desconhecido a fim de descobri-lo. Embora exista a força dos algoritmos que orientam interações e escolhas, é possível afirmar que a construção da recepção e apropriação de produtos culturais é um processo social complexo, envolvendo uma atividade contínua de interpretação e assimilação de conteúdo significativo por indivíduos e grupos. Assim, apesar de desempenharem um papel decisivo na limitação da exposição a diferentes pontos de vista, é possível afirmar que os algoritmos não são o único elemento determinante na filtragem de conteúdo e agência individual. Diante disso, além do algoritmo, quais são os motivos do “embubblement” fornecido pelo Facebook?-
Descrição: dc.descriptionThe development of online social networks makes it possible to rethink how we interact and acquire information on the internet. Although potentially the internet as a vast repository of data, increasing chances of access to the various data, our modes of interaction on the net today show some restrictions in this universe of possibilities. In this text, we will show, how the emergence of bubbles online is one of those phenomena that show how certain modes of interaction on the internet can lead to very restricted worlds instead of providing us with the experience with the unknown to discover it. Although there is the strength of algorithms guiding interactions and choices, it is possible to affirm that construction of reception and appropriation of cultural products is a complex social process, involving a continuous activity of interpretation and assimilation of meaningful content by individuals and groups. Thus, although they play a decisive role in limiting exposure to different points of view, it is possible to affirm that algorithms are not the only determinant element in the filtering of content and individual agency. Given this, in addition to the algorithm, what are the reasons for the “embubblement” provided by Facebook?-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Direitos: dc.rightsOs artigos publicados pela Revista Dialogia estam licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.. Fonte: Revista Dialogia. <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/index>. Acesso em: 23 jan 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFixação da crença-
Palavras-chave: dc.subjectRedes online-
Palavras-chave: dc.subjectBolhas online-
Título: dc.titleEducação em tempos de bolhas online : uma abordagem peirceana.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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