Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bento, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Leandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1850 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005489 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | A inclusão social das minorias étnico-raciais no Brasil tem sido uma meta central das políticas públicas nas últimas décadas. Este estudo teve como objetivo analisar as políticas públicas de inclusão étnico-racial, com ênfase nos desafios e impactos dessas políticas. A pesquisa foi conduzida por meio da análise de documentos legais, diretrizes curriculares e estudos acadêmicos sobre a temática. Os dados foram analisados com base em categorias temáticas definidas pela literatura especializada. A análise revelou que, apesar dos avanços legais, como a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, ainda existem desafios significativos para a efetivação dessas políticas, incluindo a falta de formação docente adequada, a escassez de materiais pedagógicos e a resistência institucional. Além disso, o papel dos gestores públicos e escolares na implementação dessas políticas é estratégico, mas frequentemente limitado por questões estruturais e políticas. Foi observado que, nas escolas onde as políticas são aplicadas de forma planejada e contínua, houve avanços na valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas, reduzindo práticas discriminatórias. Conclui-se que a consolidação das políticas de inclusão étnico-racial depende de um compromisso institucional e de investimentos na formação crítica dos profissionais da educação, para criar ambientes escolares mais equitativos e representativos. | - |
Descrição: dc.description | The social inclusion of ethnic-racial minorities in Brazil has been a central goal of public policies in recent decades. This study aimed to analyze public policies for ethnic-racial inclusion, with an emphasis on the challenges and impacts of these policies. The research was conducted through the analysis of legal documents, curricular guidelines, and academic studies on the topic. Data were analyzed based on thematic categories defined by the specialized literature. The analysis revealed that, despite legal advances such as the implementation of Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, there are still significant challenges to the effective implementation of these policies, including the lack of adequate teacher training, the scarcity of pedagogical materials, and institutional resistance. Furthermore, the role of public and school managers in implementing these policies is strategic but often limited by structural and political issues. It was observed that in schools where these policies are applied in a planned and continuous manner, there were advances in the appreciation of Afro-Brazilian and Indigenous identities, reducing discriminatory practices. It is concluded that the consolidation of ethnic-racial inclusion policies depends on institutional commitment and investment in the critical training of education professionals to create more equitable and representative school environments. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão étnico-racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestores públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public managers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equity | - |
Título: dc.title | Análise das políticas de inclusão étnico-racial e o papel do gestor público | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: