
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Falcão, Denise | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Christianne Luce | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15718 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25079 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005478 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo consiste em um estudo bibliográfico que objetiva socializar a experiência da concepção e realização do projeto Cine Luce. Apresenta, por meio das concepções de De Certeau (2014), a estratégia e as táticas utilizadas para sua concretização como um projeto de extensão universitária e de enfrentamento ao discurso anti-ciência promovido no Brasil pelo atual governo federal. Para tanto, aproveitou a diversidade de formatos audiovisuais para fomentar diálogos em salas virtuais. As temáticas escolhidas para deflagrar as discussões sobre o lazer focalizaram implicações econômico-sociais, políticas, culturais e diversidades de etnias, gêneros e classes que marcam o Brasil. Sob os impactos decorrentes da pandemia Covid-19, tornou-se urgente e necessário fomentar reflexões sobre esses marcadores sociais e suas influências na fruição do lazer, em suas diversas expressões e territorialidades. A proposta buscou promover uma discussão horizontal e aberta ao público interessado em dialogar sobre a temática de cada bate-papo virtual, não sendo necessário ser um pesquisador ou estudioso – embora este seja o perfil mais expressivo entre os participantes. Considera-se que a produção do conhecimento proposto pelo projeto foi ao encontro da ideia de pesquisar para transformar, intencionando cumprir seu papel acadêmico e social de disseminar os conhecimentos produzidos no campo acadêmico para além dos muros da universidade. | - |
| Descrição: dc.description | This article consists of a bibliographic study that aims to socialize the experience of conceiving and carrying out the Cine Luce project. It presents, through the concepts of De Certeau (2014), the strategy and tactics used for its implementation as a university extension project and to confront the anti-science discourse promoted in Brazil by the current federal government. To this end, it took advantage of the diversity of audiovisual formats to foster dialogues in virtual rooms. The themes chosen to trigger the discussions on leisure, focused on economic-social, political, cultural implications and diversity of ethnicities, genders and classes that mark Brazil. Under the impacts resulting from the Covid-19 pandemic, it became urgent and necessary to encourage reflections on these social markers and their influences on the enjoyment of leisure, in its various expressions and territorialities. The proposal sought to promote a horizontal and open discussion to the public interested in talking about the topic of each virtual chat, without having to be a researcher or scholar - although this is the most expressive profile among the participants. It is considered that the production of knowledge proposed by the project values the idea of researching to transform, intending to fulfill its academic and social role of disseminating the knowledge produced in the academic field beyond the walls of the university. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades de lazer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos audiovisuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fatores socioeconômicos | - |
| Título: dc.title | Estratégia e táticas do projeto “Cine Luce” no contexto pandêmico da Covid-19 : o lazer em foco. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: