Equilíbrio químico : tendências do ensino e aprendizagem em publicações científicas a partir da análise de periódicos nacionais e internacionais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Daniel de Lima-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Ana Carolina Gomes-
Autor(es): dc.creatorPatrocínio, Sandra de Oliveira Franco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17876-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005473-
Descrição: dc.descriptionO processo de ensinar e aprender conceitos relacionados ao Equilíbrio Químico (EQ) vem se mostrando desafiador em todos os níveis da educação. A presente investigação tem como objetivo identificar as tendências de ensino e aprendizagem relacionadas ao tema. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, empregando da análise de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais da área do ensino de Química e Ciências durante o período compreendido entre 2001- 2021. Os resultados revelaram as principais concepções alternativas dos estudantes e algumas das tendências que marcaram os estudos nessa área, tais como predominância da abordagem cinética do EQ; emprego da base teórica construtivista nas abordagens; utilização estratégias didáticas do tipo analogias, resolução de problemas, estudo de caso, atividades experimentais e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).-
Descrição: dc.descriptionThe process of teaching and learning concepts related to Chemical Balance (EQ) has proved to be challenging at all levels of education. The present investigation aims to identify trends in teaching and learning related to the topic. For this, bibliographic research was carried out, using the analysis of articles published in national and international journals in the area of Chemistry and Science teaching during the period between 2001-2021. The results revealed the main alternative conceptions of the students and some of the trends that marked the studies in this area, such as the predominance of the kinetic approach of EQ; use of the constructivist theoretical basis in the approaches; use of didactic strategies such as analogies, problem solving, case study, experimental activities and use of Information and Communication Technologies (ICT).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsArtigo publicado por Ciência e Natura sob uma licença CC BY-NC 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEquilíbrio químico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectResearch in national and international journals-
Título: dc.titleEquilíbrio químico : tendências do ensino e aprendizagem em publicações científicas a partir da análise de periódicos nacionais e internacionais.-
Título: dc.titleChemical balance : teaching and learning trends in scientific publications based on the analysis of national and international journals.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.