Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Érica Jaqueline Pizapio | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Keuren Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1605 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005466 | - |
Descrição: dc.description | Artigo científico apresentado ao curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga a relação entre a academia e o meio ambiente, com foco na ética ambiental na formação do biólogo. O objetivo é avaliar como as instituições acadêmicas incorporam a ética ambiental, o comprometimento das faculdades de biologia com o desenvolvimento dos estudantes e o suporte oferecido para o desenvolvimento de um caráter ambiental robusto e seguro. A investigação é realizada por meio de uma pesquisa qualitativa analisando e descrevendo sobre alguns trabalhos encontrados sobre a temática. Utilizam-se bases de dados como Scielo, Google Acadêmico para coletar e avaliar fontes relevantes, fornecendo uma visão abrangente e fundamentada sobre o tema. A pesquisa revelou que, embora a ética ambiental seja importante na formação do biólogo, a aplicação varia entre faculdades. Muitas instituições oferecem suporte insuficiente e abordagens superficiais. Para melhorar, é necessário integrar teoria e prática de forma mais eficaz e promover atividades que reforcem a sustentabilidade. As instituições devem revisar suas práticas para alinhar a formação com os desafios ambientais atuais, sendo assim é preciso aprimorar a formação em ética ambiental dos biólogos. Portanto, é necessário um comprometimento mais uniforme das faculdades, com uma integração mais eficaz de teoria e prática, e a promoção de atividades que reforcem a sustentabilidade. As instituições devem revisar suas práticas pedagógicas para alinhar melhor a formação com os desafios ambientais contemporâneos. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the relationship between academia and the environment, focusing on environmental ethics in the training of biologists. The objective is to evaluate how academic institutions incorporate environmental ethics, the commitment of biology schools to the development of students, and the support offered for the development of a robust and safe environmental character. The investigation is carried out through qualitative research, analyzing and describing some works found on the subject. Databases such as Scielo and Google Scholar are used to collect and evaluate relevant sources, providing a comprehensive and well-founded view on the subject. The research revealed that, although environmental ethics is important in the training of biologists, its application varies between schools. Many institutions offer insufficient support and superficial approaches. To improve, it is necessary to integrate theory and practice more effectively and promote activities that reinforce sustainability. Institutions must review their practices to align training with current environmental challenges, thus it is necessary to improve the training in environmental ethics of biologists. Therefore, a more uniform commitment from faculties is needed, with a more effective integration of theory and practice, and the promotion of activities that reinforce sustainability. Institutions should review their pedagogical practices to better align training with contemporary environmental challenges. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Colorado do Oeste | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração teoria-prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theory-practice integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social responsibility | - |
Título: dc.title | A academia e o meio ambiente: um estudo sobre a ética ambiental na formação do biólogo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: