
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Adivane Terezinha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Kerley dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Adivane Terezinha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Paulo de Castro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mota, José Aroudo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Daniele Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18682 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005457 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Explorar o tema do maior desastre socioambiental do Brasil, ocorrido oito anos após o rompimento da barragem do Fundão, continua a ser uma empreitada de notável complexidade. Mesmo com a passagem do tempo, os eventos que transcorreram naquele fatídico 5 de novembro de 2015 até o presente momento resgataram uma gama de sentimentos que demandam atenção, clamando por uma forma de serem expressados. O escopo deste estudo reside na análise concisa do desastre de Mariana, adotando a interpretação da percepção do impacto socioambiental por uma parcela da população que vivenciou ainda na sua juventude, de maneira direta ou indireta, esse desastre sem precedentes na história do nosso país. Esta perspectiva traz uma visão fresca e atualizada sobre como a comunidade mais jovem, que herda os desafios ambientais do passado, percebe e reflete sobre o desastre ocorrido em Mariana. O trabalho se propõe a medir as consequências socioambientais do desastre em jovens por intermédio de uma pesquisa descritiva Quali- Quantitativa online a partir de formulário em Escala Likert. Os resultados indicam a persistência dos impactos negativos do desastre ambiental de Mariana, MG, nas comunidades afetadas, enfatizando a necessidade urgente de medidas contínuas de remediação, suporte aos atingidos, fortalecimento das medidas de segurança e transparência nas práticas de gestão ambiental e social. Nesse contexto, ressalta-se que o Radar de Percepções se configura como uma ferramenta intrigante para avaliar a percepção individual de cada indivíduo afetado e transformar essa percepção em um sentimento coletivo unificado. | - |
| Descrição: dc.description | Exploring the theme of Brazil's biggest socio-environmental disaster, which occurred eight years after the collapse of the Fundão dam, continues to be an undertaking of notable complexity. Even with the passage of time, the events that took place from that fateful November 5, 2015 to the present moment have rescued a range of feelings that demand attention, crying out for a way to be expressed. The scope of this study lies in the concise analysis of the Mariana disaster, adopting the interpretation of the perception of the socio- environmental impact by a portion of the population that experienced, directly or indirectly, this unprecedented disaster in the history of our country in their youth. This youthful perspective brings a fresh and updated view on how the younger community, which inherits the environmental challenges of the past, perceives and reflects on the disaster that occurred in Mariana. The work proposes to measure the socio-environmental consequences of the disaster on young people through an online Quali-Quantitative descriptive survey using a Likert Scale form. The results indicate the persistence of the negative impacts of the environmental disaster in Mariana, MG, on the affected communities, emphasizing the urgent need for continuous remediation measures, support for those affected, strengthening of safety measures and transparency in environmental and social management practices. In this context, it is noteworthy that the Perception Radar is an intriguing tool to evaluate the individual perception of each affected individual and transform this perception into a unified collective feeling. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Falhas em barragens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desastres ambientais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Barragens e açudes - radar de percepções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impacto ambiental - jovens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Barragens e açudes - Barragem do Fundãoo | - |
| Título: dc.title | O radar de percepção sobre o desastre socioambiental causado pelo rompimento da Barragem do Fundão em Mariana-MG sob a ótica dos jovens impactados. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: