Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Júlia Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, Francisco Zacaron | - |
Autor(es): dc.creator | Bara Filho, Maurício Gattás | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19615 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55860/0hs2w070 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005452 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study was to investigate the available literature on sporting talent in volleyball, and critically analyse what else has been researched in the area, methodological approaches, knowledge gaps, and encouraging future research. The search strategy was carried out in four electronic databases (PubMed®, Scopus, SPORT Discuss and Web of Science) using the PRISMA-ScR methodology (extension for Scoping Reviews). 78 articles were included for the final analysis. Most studies analysed female athletes (56.4%), in a cross-sectional design (85.9%), with group comparison (60.3%), bivariate analysis (66.7%) and application of test batteries (91%) of anthropometric (62.8%) and physical-motor (56.4%) characteristics. There were few studies that adopted a multidimensional (20.5%) and retrospective/longitudinal approach (11.5%), evaluated psychological skills (7.7%), subjective coach analysis (25.6%), motor coordination (9%), maturation (9%) and sociocultural characteristics (5.1%). Thus, talent identification in volleyball generally uses batteries of tests to discriminate between skill levels, mainly using physical tests (anthropometric and physiological measures), but the evidence for their validity in predicting future performance and discriminating skill levels is limited. Future research should adopt multidimensional and longitudinal approaches, combining objective and subjective indicators of sporting potential of young volleyball athletes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This work is under a Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0 DEED). Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sports performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Athlete | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expertise | - |
Título: dc.title | Sporting talent in volleyball : a scoping review. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: