
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Conceição, Luan Felipe de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Ana Carolina Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19998 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-006 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005427 | - |
| Descrição: dc.description | A área de Ensino de Ciências tem a responsabilidade de disseminar o ensino e aprendizado de natureza científica entre os discentes. Contudo, a temática ana- tomia e fisiologia por apresentar peculiaridades, seja pela riqueza de detalhes, na falta de recursos ou baixa interação discente/docente e discente/discente na construção do conhecimento, faz-se necessário o uso de abordagens que auxi- liem no processo de aprendizagem.Neste estudo, investigamos as contribuições de uma Sequência Didática (SD), fundamentadas em metodologias ativas e jo- gos didáticos, no ensino do Sistema Digestório para alunos do 8o ano de uma escola de ensino fundamental, localizada no interior de Minas Gerais. A proposta pedagógica inclui jogos didáticos, experimentação e atividades de criação, vi- sando superar os desafios apresentados pelo ensino de anatomia e fisiologia, como a complexidade do conteúdo e a limitação de recursos. Para a análise dos dados obtidos após a implementação da SD, empregou-se a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2016), abordando aspectos qualitativos com ên- fase na avaliação dos indícios de aprendizagem durante o processo e decorren- tes da elaboração e aplicação da SD, especialmente relacionados ao uso dejo- gos didáticos como ferramenta pedagógica. Os resultados indicam que a abordagem adotada promoveu melhor compreensão dos conceitos referentes ao sistema digestório, sugerindo o potencial dos jogos didáticos e das metodologias ativas para o ensino de ciências. | - |
| Descrição: dc.description | The Science Education area has the responsibility of disseminating the teaching and learning of scientific nature among students. However, the anatomy and physiology theme, due to its peculiarities such as the richness of details, lack of resources, or low student-teacher and student-student interaction in knowledge construction, necessitates the use of approaches that assist in the learning pro- cess. In this study, we investigated the contributions of a Didactic Sequence (DS), based on active methodologies and educational games, in teaching the Digestive System to 8th-grade students at a primary school located in the interior of Minas Gerais. The pedagogical proposal includes educational games, experimentation, and creative activities, aiming to overcome the challenges presented by anatomy and physiology teaching, such as content complexity and resource limitations. For the analysis of the data obtained after the implementation of the DS, Bardin's Content Analysis methodology (2016) was employed, addressing qualitative as- pects with emphasis on assessing learning indicators during the process and re- sulting from the development and application of the DS, especially regarding the use of educational games as a pedagogical tool. The results indicate that the adopte d approach promoted a better understanding of the concepts related to the digestive system, suggesting the potential of educational games and active methodologies for science teaching. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autores de trabalhos publicados no periódico Caderno Pedagógico mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caderno Pedagógico <https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3359>. Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos didáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema digestório | - |
| Título: dc.title | Metodologias ativas e jogos didáticos : contribuições para o ensino de anatomia e fisiologia humana. | - |
| Título: dc.title | Active methodologies and educational games : contributions to the teaching of human anatomy and physiology. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: