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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Silva, Tiago Everaldo da | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Sérgio Ricardo Neves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13496 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005414 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo, discutimos as principais objeções ao antropomorfismo de Cleantes levantadas por Demea e Filo nos Diálogos sobre Religião Natural de Hume. Primeiramente, perguntamos se o antropomorfismo de Cleantes estabelece que precisamos de um designer com o máximo de inteligência para explicar a ordem natural. Em seguida, discutimos as críticas de Filo baseadas no princípio da causalidade. Mostramos que (i) uma alternativa antropomórfico-naturalista diminui a imagem de Deus e (ii) o curso natural dos eventos parece dispensar a hipótese antropomórfico-teísta. Em seguida, discutimos se a alternativa naturalista de Filo para explicar a origem e regularidade do universo é bem-sucedida. Concluímos que, quando Filo critica o método experimental de Cleantes, suas objeções minam a perfeição, o infinito e a unidade de Deus, porque o mundo se apresenta a nós cheio de imperfeições, corrupção e multiplicidade. | - |
Descrição: dc.description | In this article, we discuss the main objections to Cleantes' anthropomorphism raised by Demea and Filo in Hume's Dialogues Concerning Natural Religion. First, we ask whether Cleantes' anthropomorphism establishes that we need a designer with maximum intelligence to explain the natural order. Next, we discuss Filo's criticisms based on the principle of causality. We show that (i) an anthropomorphic-naturalist alternative diminishes the image of God and (ii) the natural course of events seems to dispense with the anthropomorphic-theistic hypothesis. Then, we discuss whether Filo's naturalist alternative to explain the origin and regularity of the universe is successful. We conclude that when Filo criticizes Cleantes' experimental method, his objections undermine God's perfection, infinity and unity, because the world presents itself to us full of imperfections, corruption and multiplicity. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Fundamento - Revista de Pesquisa em FIlosofia permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/622>. Acesso em: 10 mar. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Naturalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teísmo abraâmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumento do desígnio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural theology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abrahamic theism | - |
Título: dc.title | A crítica ao antropomorfismo nos diálogos de Hume. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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