Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Froes, Roberta Eliane Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Borges Neto, Waldomiro | - |
Autor(es): dc.creator | Beinner, Mark Antony | - |
Autor(es): dc.creator | Nascentes, Clésia Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, José Bento Borba da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7906 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://link.springer.com/article/10.1007/s12161-013-9651-3 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s12161-013-9651-3 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005412 | - |
Descrição: dc.description | Multivariate optimization was employed to obtain the best conditions of the inductively coupled optical emission spectrometer (ICP OES) (nebulization gas flow rate of 0.47 L min−1 and applied power of 1.36 kW) for the determination of Al, Ba, Ca, Cu, Fe, K, Mg, Na, and Mn in 27 green tea samples. In the hierarchical cluster analysis, it was possible to observe the formation of five different groups (imported Japanese samples, samples without specifications, organically cultivated samples, samples in capsules, and ready-to-drink iced tea samples) besides the separation according to brand. In the principal component analysis we verified that the first four main components explained 99.98 % of the total variance. The ICP OES technique and the exploratory analysis were shown effective tools that can be used jointly in the quality control and classification of green tea samples. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inductively coupled plasma optical emission spectrometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inorganic elements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Green teas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multivariate optimization | - |
Título: dc.title | Determination of inorganic elements in teas using inductively coupled plasma optical emission spectrometry and classification with exploratory analysis. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: