Relato de experiência: construção ilustrativa de um fenômeno geológico como ferramenta didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Érica Jaqueline Pizapio-
Autor(es): dc.creatorRossi, Paulo Sena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005410-
Descrição: dc.descriptionArtigo científico apresentado ao curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido por meio de um projeto de extensão científica, cujo objetivo foi utilizar a construção exemplar de um vulcão como ferramenta didática para o ensino de Ciências. A atividade foi aplicada a estudantes do ensino médio de uma escola pública da região, com o intuito de promover a compreensão de fenômenos geológicos de forma lúdica, prática e contextualizada. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, baseada na observação direta das interações entre os alunos e o modelo didático. A metodologia consistiu na construção do modelo de vulcão pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, seguida da realização de oficinas pedagógicas que incluíram a simulação de erupções vulcânicas. Os resultados indicaram que a utilização de recursos concretos favorece o engajamento dos estudantes, facilita a aprendizagem e estimula o interesse pelas Ciências Naturais, bem como, para a formação docente dos acadêmicos envolvidos, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e o diálogo entre saberem acadêmicos e populares.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents an experience report developed through a scientific extension project, which aimed to use the construction of a volcano model as a teaching tool for Science Education. The activity was conducted with high school students from a public school in the region, with the goal of promoting the understanding of geological phenomena in a playful, practical, and contextualized way. The research adopts a qualitative and descriptive approach, based on direct observation of the interactions between students and the teaching model. The methodology involved the construction of the volcano model by Biology students, followed by educational workshops that included volcanic eruption simulations. The results indicate that the use of concrete resources encourages student engagement, facilitates learning, and sparks interest in the Natural Sciences. The project also contributed to the teacher training of the participating students, fostering the development of pedagogical skills and the dialogue between academic and popular knowledge. It is concluded that the integration of teaching, extension, and experimental practices is a powerful tool not only for improving school education but also for promoting the democratization of scientific knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Colorado do Oeste-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Palavras-chave: dc.subjectVolcano-
Palavras-chave: dc.subjectExtension project-
Palavras-chave: dc.subjectPlayful activity-
Palavras-chave: dc.subjectGeology-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectVulcão-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de extensão-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade lúdica-
Palavras-chave: dc.subjectGeologia-
Título: dc.titleRelato de experiência: construção ilustrativa de um fenômeno geológico como ferramenta didática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.