Avaliação de uma nova abordagem para o ensino de química.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorChagas, Júnior Olair-
Autor(es): dc.creatorLobo, Fabiana Aparecida-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, José Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14205-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005340-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividade prática para professores do ensino médio como uma forma de estratégia didática para o ensino da teoria cinética dos gases na disciplina de química. Esta estratégia foi caracterizada por uma abordagem específica, aula expositiva do conteúdo seguida do vídeo experimental para a discussão do tópico. Optou-se por utilizar o Youtube por ser uma das plataformas mais acessadas por qualquer estudante. Escolheu-se um vídeo que continha um experimento claro e objetivo correlacionado com o conteúdo acima citado. Em seguida, elaborou-se o vídeo da aula prática que conteve com uma breve contextualização no cotidiano dos alunos, seguida do vídeo experimental do Youtube e por fim algumas perguntas discursivas. Os resultados indicam que a abordagem do vídeo experimental apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de práticas experimentais extras na sala.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, the process of elaborating and applying a script of practical activity for high school teachers is reported as a form of didactic strategy for teaching the kinetic theory of gases in the discipline of chemistry. This strategy was characterized by a specific approach, expository class of content followed by the experimental video for the discussion of the topic. We decided to use YouTube as it is one of the most online video-sharing platform accessed by any student. A video was chosen which contained a clear and objective experiment correlated with the above-mentioned content. Then, the video of practical class was elaborated, which contained a brief contextualization in the students' daily lives, followed by experimental YouTube video and finally some discursive questions. The results indicate that the experimental video approach has significant advantage over the analytical classes, reinforcing the importance of using extra experimental practices in classroom.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódicos Revista Interritórios estão sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Interritórios <https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 maio 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectAula prática-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos gases-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectThermodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental vídeo-
Título: dc.titleAvaliação de uma nova abordagem para o ensino de química.-
Título: dc.titleAppraisal of a new approach to chemistry teaching.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.