
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Lucineia Pacheco de Sousa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Kátia Iara Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1635 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005289 | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação da Ma. Lucineia Pacheco de Sousa Silva e da Coorientadora: Prof.ª Ma. Vera Lúcia Ribeiro Azevedo. | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo, intitulado “Aprendizagens Significativas: Reações Químicas Envolvidas na Preparação de um Bolo”, explora de forma contextualizada a aplicação prática da bioquímica, uma área fundamental da disciplina de química, aos alunos do 3º ano do Ensino Médio no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), município de Vilhena – RO. A pesquisa, de abordagem qualitativa, viabilizou o experimento aproximando a teoria da prática, objetivando a compreensão dos conteúdos de química e bioquímica de forma interdisciplinar. Realizou-se a oficina com ênfase nos aspectos significativos da prática contextualizada, observando as reações químicas na preparação de um bolo, a qual possibilitou aos alunos desenvolver habilidades e competências nos conceitos básicos da química. Comprovou-se, por meio de questionário prévio e após aplicabilidade do experimento, que os alunos conseguiram aprender os conceitos nas reações químicas, igualmente de que a bioquímica utiliza métodos da química. Ressignificando os conceitos científicos fundamentados na teoria/prática, desta forma, a compreensão teve significância no cotidiano dos alunos. | - |
| Descrição: dc.description | This article, entitled “Meaningful Learning: Chemical Reactions Involved in the Preparation of a Cake”, explores in a contextualized way the practical application of biochemistry, a fundamental area of the chemistry discipline, to students in the 3rd year of High School at the State Education Center of Young People and Adults (CEEJA), municipality of Vilhena – RO. The research, with a qualitative approach, made the experiment possible, bringing theory and practice closer together, aiming to understand the contents of chemistry and biochemistry in an interdisciplinary way. The workshop was held with an emphasis on the significant aspects of contextualized practice, observing chemical reactions in the preparation of a cake, which enabled students to develop skills and competencies in the basic concepts of chemistry. It was proven, through a previous questionnaire and after the applicability of the experiment, that the students were able to learn the concepts in chemical reactions, also that biochemistry uses chemistry methods. Reframing scientific concepts based on theory/practice, in this way, understanding had significance in the students' daily lives. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática | - |
| Título: dc.title | Aprendizagens significativas: reações químicas envolvidas na preparação de um bolo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: