Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Daniel Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Alzamora, Geane Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Cortez, Natália Moura Pacheco | - |
Autor(es): dc.creator | Paes, Fábio Amaral de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18266 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1982-2553202361918 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005209 | - |
Descrição: dc.description | Investigamos postagens no Twitter com a expressão datapovo, que se popularizou no contexto das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. O termo se refere a conteúdos que buscavam questionar as pesquisas eleitorais, em contraste com o registro imagético da multidão de apoiadores dos candidatos. Acionamos conceitos do pragmatismo e da semiótica, a fim de compreender como esses signos podem estimular a fixação de crenças de uma possível fragilidade no processo eleitoral. Levantamos também uma reflexão sobre a manipulação das imagens técnicas contemporâneas, fomentando debates sobre os efeitos sígnicos desse tipo de estratégia nos processos de desinformação. | - |
Descrição: dc.description | We investigated posts on Twitter using the word “datapovo”, which became popular in the context of the 2022 presidential elections in Brazil. The term refers to content that sought to discredit electoral polls, in contrast to the imagery record of crowds of supporters of candidates. We use concepts of pragmatism and semiotics in order to understand how these signs can stimulate the fixation of beliefs around a possible fragility in the electoral process. We also highlight the manipulation of contemporary technical images, fostering debates on the sign effects of this type of strategy in disinformation processes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Datapovo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem técnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatismo | - |
Título: dc.title | O caso Datapovo : aspectos semióticos e pragmáticos da manipulação de imagens no contexto da desinformação. | - |
Título: dc.title | The “Datapovo” case : semiotic and pragmatic aspects of image manipulation in the context of disinformation. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: