O impossível como gesto de resistência : uso dos corpos, tessitura do sensível e a dança-teatro de Pina Bausch.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoração, Cláudio Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorRios, Saulo Pedrosa da Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005207-
Descrição: dc.descriptionPartindo da constatação de que os corpos contemporâneos são cada vez mais regulados pelo binômio mídia-mercado, este artigo apresenta possibilidades de desconstrução desses corpos, a partir da obra da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch. Para isso, realiza revisão teórica com o objetivo de evidenciar usos contingentes dos corpos, que não aqueles mediados por imagens midiáticas e pelo capital neoliberal, buscando reaver suas qualidades sensíveis e ético-políticas, à luz do conceito de inoperosidade (AGAMBEM, 2017), em diálogo com os gestos emocionais que emergem da dança- teatro de Pina. Ao fim, promove a análise de três espetáculos assinados pela artista, procurando identificar as intermitências do corpo suscitadas por sua dramaturgia.-
Descrição: dc.descriptionBased on the observation that contemporary bodies are increasingly regulated by the media-market binomial, this article presents possibilities for deconstructing these bodies, based on the work of the German dancer and choreographer Pina Bausch. To this end, it carries out a theoretical review in order to highlight contingent uses of bodies, other than those mediated by media images and neoliberal capital, seeking to recover their sensitive and ethical-political qualities, in the light of the concept of inoperability (AGAMBEM, 2017), in dialogue with the emotional gestures that emerge from Pina's dance-theater. At the end, it promotes the analysis of three spectacles, seeking to identify the intermittences of the body raised by the dramaturgy of the artist.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico ECCOM permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2794>. Acesso em: 27 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Título: dc.titleO impossível como gesto de resistência : uso dos corpos, tessitura do sensível e a dança-teatro de Pina Bausch.-
Título: dc.titleThe impossible as a gesture of resistance : use of bodies, tessitura of the sensitive and the dance-theater of Pina Bausch.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.