Prática docente de professores de matemática no contexto da Peer Instruction : uma reflexão à luz dos critérios de idoneidade didática.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTinti, Douglas da Silva-
Autor(es): dc.contributorTinti, Douglas da Silva-
Autor(es): dc.contributorCalle Palomeque, Carmen Eulalia-
Autor(es): dc.contributorDeodato, André Augusto-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Fernanda Marcelle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005194-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEstratégias adotadas em sala de aula para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, assim como a formação de professores desta área, são temáticas que têm ganhado destaque nas investigações realizadas no âmbito da Educação Matemática. Nesse contexto, o objeto de estudo da presente pesquisa consistiu na mobilização de conhecimentos didático- matemáticos necessários à elaboração de um Plano de Aula envolvendo uma abordagem ativa do ensino de Matemática Financeira na perspectiva da metodologia Peer Instruction e posterior reflexão sobre a implementação do Plano elaborado, considerando-se aspectos epistemológicos, cognitivos, afetivos, mediacionais, interacionais e ecológicos. Desse modo, o estudo em questão se propôs a investigar como a compreensão dos Critérios de Idoneidade Didática por professores de Matemática de um Instituto Federal Mineiro pode repercutir na reflexão desses docentes sobre a própria prática antes e após o desenvolvimento de uma atividade envolvendo os principais conceitos de Matemática Financeira na perspectiva da metodologia Peer Instruction. A presente pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo participante, e foi realizada com dois professores de Matemática que atuam nos cursos Técnicos Integrados e Superiores de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). As atividades propostas no Plano de Aula elaborado pelos docentes foram implementadas com uma turma de 3° ano do curso Técnico Integrado em Informática. As análises dos professores participantes e da pesquisadora acerca dos processos de confecção e implementação do Plano fundamentaram-se nos Critérios de Idoneidade Didática do Enfoque Ontossemiótico (EOS), propostos por Juan Godino e colaboradores. Para a produção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: entrevista semiestruturada que se propôs a investigar os conhecimentos prévios dos professores participantes acerca das Metodologias Ativas, em especial, a Peer Instruction; implementação de um movimento formativo composto por quatro encontros virtuais entre pesquisadora e professores participantes com o propósito de discutir a perspectiva da Peer Instruction, bem como dos Critérios de Idoneidade Didática; realização de dois grupos focais com o intuito de possibilitar aos docentes analisar e avaliar o Plano de Aula inicialmente elaborado, bem como sua reestruturação a partir dos Critérios de Idoneidade Didática; e, por fim, o Diário de Campo da pesquisadora, no qual foram registradas as observações acerca do processo de implementação da atividade proposta no Plano pelos docentes, visto que este momento não foi gravado. A análise dos resultados obtidos no presente estudo permite compreender que na fase inicial de elaboração coletiva do Plano de Aula foram evidenciados, ainda que de forma implícita, alguns componentes e indicadores constituintes dos Critérios de Idoneidade Didática. A partir do momento em que os docentes tiveram o primeiro contato com este enfoque teórico foi possível perceber uma maior mobilização dos componentes e indicadores da Idoneidade Didática, possibilitando inferir que houve indícios de apropriação de tais critérios pelos professores participantes durante o desenvolvimento do percurso formativo. Observou-se ainda que o uso da metodologia Peer Instruction associada ao enfoque teórico dos Critérios de Idoneidade Didática contribuiu para uma melhor adequação da Idoneidade Mediacional e para uma adequação média das Idoneidades Interacional e Ecológica, ao passo que, as demais Idoneidades – Epistêmica, Cognitiva e Afetiva – foram aferidas em um nível baixo tanto no processo de confecção quanto na fase de implementação do Plano de Aula, possivelmente, porque os docentes contaram com alguns imprevistos durante o desenvolvimento desta pesquisa, restando-lhes pouco tempo para a implementação das atividades propostas no Plano em sala de aula. Em razão disso, eles se empenharam em atender ao que é proposto pela Peer Instruction em relação à disponibilização do conteúdo aos estudantes de forma antecipada, ao uso de recursos materiais e tecnológicos e à definição das condições da aula, o que possivelmente contribuiu para uma alta adequação da Idoneidade Mediacional. Diante desse contexto, constatamos que os professores participantes compreenderam, por meio do movimento formativo realizado neste estudo, a importância de se utilizar um dispositivo teórico, tal como os Critérios de Idoneidade Didática, capaz de orientar e organizar reflexões docentes sobre a própria prática de modo a ressignificá-la. Compreendemos, portanto, a necessidade e relevância de se propiciar a professores de Matemática atuantes um espaço de formação continuada com vistas a desencadear reflexões acerca de processos inerentes à prática docente, tais como: o planejamento e replanejamento de uma aula, a implementação do que foi (re)planejado e o processo de reflexão sobre a própria práxis, isto é, sobre a aula dada.-
Descrição: dc.descriptionStrategies adopted in the classroom to improve the teaching and learning process of Mathematics, as well as the training of teachers in this area, are themes that have gained prominence in research conducted in the field of Mathematics Education. In this context, the object of study of the present research consisted of mobilizing didactic-mathematical knowledge necessary for the elaboration of a Lesson Plan involving an active approach of the teaching of Financial Mathematics in the perspective of Peer Instruction methodology, and subsequent reflection on the implementation of the Plan developed, considering epistemological, cognitive, affective, mediational, interactional, and ecological aspects. In this way, the study in question sought to investigate how the understanding of the Criteria of Didactic Suitability by Mathematics teachers at a Federal Institute in Minas Gerais can have repercussions on their reflection on their own practice before and after the development of an activity involving the main concepts of Financial Mathematics from the perspective of the Peer Instruction methodology. This research was characterized by a qualitative approach, of the participant type, and was conducted with two Mathematics teachers who work in the Integrated Technical and Higher Education courses at a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG). The activities proposed in the Lesson Plan prepared by the teachers were implemented with a 3rd year class of the Integrated Technical course in Computer Science. The analyses of the participating teachers and the researcher about the processes of making and implementing the Plan were based on the Criteria of Didactic Suitability of the Ontosemiotic Approach (OSA), proposed by Juan Godino et al. The following methodological tools were used to produce the data: a semi-structured interview that aimed at investigating the previous knowledge of the participating teachers about Active Methodologies, especially Peer Instruction; the implementation of a training program consisting of four virtual meetings between the researcher and the participating teachers with the aim of discussing the perspective of Peer Instruction, as well as the Criteria of Didactic Suitability; the holding of two focus groups with the aim of enabling the teachers to analyze and evaluate the Lesson Plan initially elaborated, as well as its restructuring based on the Criteria of Didactic Suitability; and, finally, the researcher's Field Diary, in which the observations about the process of implementation of the activity proposed in the Plan by the teachers were registered, since this moment was not recorded. The analysis of the results obtained in this study allows for the understanding that in the initial phase of the collective preparation of the Lesson Plan, some of the components and indicators of the Criteria of Didactic Suitability were evident, albeit implicitly. From the moment the teachers had their first contact with this theoretical approach, it was possible to see greater mobilization of the components and indicators of the Didactic Suitability, making it possible to infer that there were signs of appropriation of these criteria by the participating teachers during the development of the training course. It was also observed that the use of the Peer Instruction methodology associated with the theoretical approach of the Criteria of Didactic Suitability contributed to a better adequacy of the Mediational Suitability and an average adequacy of the Interactional and Ecological Suitabilities, while the other Suitabilities - Epistemic, Cognitive and Affective - were measured at a low level both in the process of making and implementing the Lesson Plan, possibly because the teachers had some unforeseen circumstances during the course of this research, leaving them little time to implement the activities proposed in the Plan in the classroom. As a result, they made every effort to comply with what is proposed by Peer Instruction in terms of making the content available to students in advance, using material and technological resources, and defining the conditions of the lesson, which possibly contributed to a high level of adequacy of the Mediational Suitability. In this context, we found that the participating teachers understood, through the training conducted in this study, the importance of using a theoretical device, such as the Criteria of Didactic Suitability, capable of guiding and organizing teachers' reflections on their own practice in order to resignify it. We therefore understand the need and relevance of providing mathematics teachers with a space for continuing education with the goal of encouraging reflection on processes inherent to teaching practice, such as: planning and replanning of a lesson, the implementation of what was (re)planned and the process of reflection on one's own praxis, that is, on the lesson given.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/06/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPeer instruction-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Título: dc.titlePrática docente de professores de matemática no contexto da Peer Instruction : uma reflexão à luz dos critérios de idoneidade didática.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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