
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Sabrina Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, June Marques | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Luciana Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20364 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://poisson.com.br/2018/produto/topicos-em-administracao-volume-12/ | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005181 | - |
| Descrição: dc.description | O ensino superior público brasileiro tem passado por diversas mudanças ao longo dos anos e com ele, o perfil dos estudantes também vem mudando. Diante do cenário de desconhecimento do perfil dos alunos de uma universidade federal mineira, o objetivo deste artigo é qualificar o perfil dos estudantes do curso de Engenharia de Produção (EP) desta universidade. Este estudo propiciará entender o perfil dos alunos antes do seu ingresso no ensino superior, o perfil de estudante durante seu estudo no curso de EP e suas condições de permanência na cidade onde a universidade em estudo está inserida. Este estudo tem a finalidade de melhor compreender as as taxas de evasão, retenção e reprovação do curso. Como estratégia metodológica foi utilizada a pesquisa survey. Os resultados alcançados apontam que os alunos do curso são caracterizados como uma população jovem que não possuem hábito de estudo e, consequentemente, são irregulares no curso. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Poisson | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Título: dc.title | Uma análise das taxas de evasão e retenção sob a ótica do perfil dos alunos. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: