Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14744-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.300-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005179-
Descrição: dc.descriptionAs pesquisas sobre a formação de professores têm sido temáticas de destaque tanto no Brasil como América Latina. Neste artigo pretendemos apresentar o Dossiê que integra este número da Revista Formação Docente, bem como destacar alguns aspectos que ora aproximam, ora distanciam os países objeto dessas reflexões. Esse estudo envolveu seis países, a saber, Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. A escolha se baseou tanto na diversidade dos processos formativos evidenciados em cada país como na proximidade com os pesquisadores e pesquisadoras convidados. Mesmo com os avanços que cada país sinalizou em relação à formação de seus professores, os governos na América Latina ainda precisarão investir na formação e valorização profissional dos docentes, como um passo importante e decisivo na melhoria da qualidade da educação ofertada, bem como na redução das desigualdades sociais que enfrentam cada contexto regional.-
Descrição: dc.descriptionResearch on teacher education has been a prominent theme in both Brazil and Latin America. In this article we intend to present the Dossier that is part of this issue of the Teacher Training Magazine, as well as to highlight some aspects that sometimes approach, sometimes distance the countries object of these reflections. This study involved six countries, namely Brazil, Peru, Argentina, Colombia, Uruguay and Chile. The choice was based as much on the diversity of the formation processes evidenced in each country as on the proximity with the invited researchers. Even with the advances that each country has signaled in relation to the training of its teachers, governments in Latin America will still need to invest in the training and professional enhancement of teachers, as an important and decisive step in improving the quality of education offered, as well as reducing social inequalities facing each regional context.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Título: dc.titleFormação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.-
Título: dc.titleTeacher training in Latin America : introductory points.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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