A Gestão Pública e o processo de inclusão na escola - uma análise documental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Sandra Carla Pereira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Natália Lopes da-
Autor(es): dc.creatorFarias, Solange de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1774-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005175-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (artigo), apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho qualitativo, de caráter documental, bibliográfico e descritivo, apresentamos um estudo realizado em ambiente digital, por meio de documentos já publicados sobre a importância do gestor no desenvolvimento de políticas públicas de inclusão escolar. Para isso, foram selecionados quatro artigos sobre esse cargo escolar, através dos seguintes autores: Veiga (2014), Santos (2018), Reus (2019) e Libâneo (2004). Os resultados apontaram que, na maioria dos trabalhos analisados, os autores defendem uma gestão democrática e participativa. Constatamos ainda que tais autores valorizam a ideia de estudos sobre a inclusão tanto no processo de formação inicial quanto na formação continuada para os gestores, para que estes tenham cursos específicos e direcionados sobre temáticas de inclusão escolar, visto que essas formações trarão muitos benefícios à educação básica. Além disso, é essencial que a gestão esteja envolvida com o processo de inclusão. Um dos autores sugere o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDCIS), como uso de ferramentas para a coleta de informações, facilitando a comunicação entre escola, pais e estudantes, levando-os ao conhecimento de causas e à sensibilização sobre este tema e, dessa forma, todos os profissionais da escola estarão preparados para a garantia constitucional da inclusão escolar.-
Descrição: dc.descriptionIn this qualitative, documentary, bibliographical, and descriptive study, we present a study conducted in a digital environment, using previously published documents on the importance of managers in the development of public policies for school inclusion. For this purpose, four articles on this school positi- on were selected by the following authors: Veiga (2014), Santos (2018), Reus (2019), and Libâneo (2004). The results showed that, in most of the works analyzed, the authors advocate democratic and participatory management. We also found that these authors value the idea of studies on inclusion in both the initial training process and in continuing education for managers, so that they have specific and targeted courses on school inclusion topics, since these trainings will bring many benefits to basic education. In addition, it is essential that management is involved in the inclusion process. One of the authors suggests the use of Information and Communication Technologies (TDCIS), as tools for col- lecting information, facilitating communication between school, parents and students, leading them to knowledge of causes and awareness on this topic and, in this way, all school professionals will be prepared for the constitutional guarantee of school inclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Relação: dc.relation4591-
Palavras-chave: dc.subjectGestor escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Manager-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Management-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Inclusion-
Título: dc.titleA Gestão Pública e o processo de inclusão na escola - uma análise documental-
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