Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Maria Eugenia Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertchenko, Lev | - |
Autor(es): dc.contributor | Brizola, Armando de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Maria Eugenia Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Gabriela da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10738 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005172 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Com o objetivo de potencializar o preparo de futuros professores de Física e, mesmo capacitar professores em exercício, nós propomos aqui um material didático virtual com ênfase em experimentos que tratem do tema dualidade onda-partícula. Os experimentos filmados foram relativos ao Efeito Compton (luz comportando-se como partícula) e Difração de Elétrons (partículas comportando-se como onda), que ilustram o comportamento dual de partículas. Além da filmagem dos experimentos produzimos roteiros de laboratórios para auxiliar no entendimento e discussão dos resultados experimentais. Ressaltamos que as filmagens e roteiros podem ser utilizados em cursos de capacitação/formação de professores, bem como em salas do Ensino Médio. Nosso referencial teórico para a construção do produto educacional foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel que diz que, um conceito será mais bem aprendido se estiver ancorado em um subsunçor. Os materiais produzidos estão organizados de tal forma que um seja um possível subsunçor do seguinte, tornando-se assim um organizador prévio dos conceitos a serem aprendidos subsequentemente. | - |
Descrição: dc.description | With the objective of potentializing the preparation of future physics teachers and even training in-service teachers, we propose here a virtual didactic material with emphasis on experiments that deal with the theme wave-particle duality. The filmed experiments were related to the Compton Effect (light behaving as a particle) and Electron Diffraction (particles behaving like wave), which illustrate the dual behavior of particles. In addition to the filming of the experiments we produced scripts from laboratories to assist in the understanding and discussion of the experimental results. We emphasize that filming and scripts can be used in teacher training courses, as well as in high school rooms. Our theoretical reference for the construction of the educational product was David Ausubel's Theory of Significant Learning, which says that a concept will be better learned if it is anchored in a subsumption. The materials produced are organized in such a way that one is subsuming the next, thus becoming a prior organizer of the concepts to be learned subsequently. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 18/02/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dualidade onda-partícula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elétrons - difração | - |
Título: dc.title | Ensino da dualidade onda-partícula por meio de vídeos de experimentos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: