Quando a guerra tem rosto de mulher? : pathosformeln do feminino nas fotografias jornalísticas da Associated Press acerca da guerra russo-ucraniana.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ana Carolina Lima-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ana Carolina Lima-
Autor(es): dc.contributorLage, Leandro Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSilva, Karina Gomes Barbosa da-
Autor(es): dc.creatorMurça, Anna Clara do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20128-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005166-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA dissertação analisa como as fotografias, especialmente as produzidas pela agência Associated Press (AP), veiculam percepções sobre gênero e guerra no contexto da cobertura do conflito russo-ucraniano iniciado em fevereiro de 2022. A partir da premissa de que as imagens atuam como um palco de produção de conhecimento, a pesquisa investiga como esses trabalhos fotojornalísticos influenciam as narrativas, os valores e as construções de gênero, destacando o lugar designado à mulher. A pesquisa é estruturada em três capítulos. O primeiro aborda a linguagem visual e seus efeitos emocionais, explorando as teorias de Charles Darwin sobre gestos e emoções e as contribuições de autores como Georges Didi-Huberman e Judith Butler para pensá-las no campo imagético, sobretudo a partir da ideia das fórmulas da emoção (pathosformeln). O segundo capítulo oferece um panorama histórico das imagens de guerras europeias e das representações femininas nesse cenário, fundamentado em autores como John Keegan e Giséle Freund. No terceiro, é realizada a análise de 24 fotografias produzidas pela AP, com foco nas concepções de gênero e nos papéis atribuídos às mulheres. A análise pauta-se na construção de pranchas dialógicas inspiradas nas montagens propostas por Didi-Huberman, correlacionando obras de diferentes períodos históricos que apresentam significados compartilhados. Ao fim, conclui-se que as imagens jornalísticas de guerra reforçam estereótipos de gênero e perpetuam compreensões que associam o fazer guerra ao masculino, delegando ao feminino a incumbência de apoiar os conflitos e sofrer suas consequências devastadoras.-
Descrição: dc.descriptionThe dissertation analyzes how photographs, especially those produced by the Associated Press (AP), convey perceptions about gender and war in the context of coverage of the Russian-Ukrainian conflict that began in February 2022. Starting from the premise that images act as a stage for the production of knowledge, the research investigates how these photojournalistic representations influence narratives, values, and constructions of gender roles, highlighting the place assigned to women. The research is structured into three chapters. The first addresses visual language and its emotional effects, exploring Charles Darwin's theories on gestures and emotions and the contributions of authors such as Georges Didi-Huberman and Judith Butler to thinking about them in the field of imagery, particularly through the idea of emotional formulas. The second chapter provides a historical overview of images of European wars and female representations in this context, based on authors such as John Keegan and Gisèle Freund. In the third chapter, an analysis of 24 photographs produced by AP is conducted, focusing on gender constructions and the roles assigned to women. The analysis is based on the creation of dialogical panels inspired by Didi-Huberman’s montages, correlating works from different historical periods that share common meanings. In the end, it is concluded that war photojournalism reinforces gender stereotypes and perpetuates narratives that associate war-making with masculinity, assigning women the role of supporting conflicts and suffering their devastating consequences.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/05/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectFotojornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectPathos-
Título: dc.titleQuando a guerra tem rosto de mulher? : pathosformeln do feminino nas fotografias jornalísticas da Associated Press acerca da guerra russo-ucraniana.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.