Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Edione Teixeira de | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Diego de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1861 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005159 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo artigo apresentado à Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo analisa a eficácia e mapas de croqui como ferramenta pedagógica no ensino de cartografia para o ensino fundamental, com foco em sua contribuição para o desenvolvimento da compreensão espacial, do pensamento crítico e da criatividade dos alunos. O principal objetivo foi avaliar a eficiência dos croquis como ferramenta de apoio no aprendizado de cartografia no ensino fundamental. destacando seu impacto na compreensão espacial, no pensamento crítico e na criatividade dos alunos. Fundamentado na metodologia do estado da arte, a pesquisa abrange uma revisão sistemática da literatura, identificando contribuições relevantes sobre o tema em bases acadêmicas renomadas, como JSTOR, Scopus, Web of Science e Google Scholar, com publicações entre 2015 e 2023. A seleção inicial de 90 trabalhos foi refinada para 8 artigos, utilizando critérios rigorosos de inclusão e exclusão que garantisse a relevância direta ao uso dos mapas de croqui no ensino de cartografia. Os resultados apontaram que, embora desafios como a formação docente e o acesso a recursos didáticos ainda persistam, os mapas de croqui são eficazes ao estimular a análise espacial, o pensamento reflexivo e a criatividade. Além disso, destacaram-se a inclusão de práticas inovadoras e a aproximação do conteúdo escolar à realidade dos alunos. Considerou-se que os mapas de croqui possuem potencial como instrumento no ensino de cartografia, sendo uma abordagem inclusiva, acessível e transformadora. O estudo contribui para a literatura acadêmica ao fornecer subsídios para práticas pedagógicas inovadoras e sugerir novas direções de pesquisa na área. | - |
Descrição: dc.description | This study examines the effectiveness of sketch maps as a pedagogical tool in teaching cartography at the elementary school level, focusing on their contribution to the development of spatial understanding, critical thinking, and creativity among students. The main objective was to analyze the efficacy of sketch maps as a facilitating instrument in cartography education for elementary school, hi- ghlighting their impact on spatial comprehension, critical thinking, and student creativity.Based on a state-of-the-art methodology, the research involves a systematic literature review, identifying relevant contributions on the topic from renowned academic databases such as JSTOR, Scopus, Web of Science, and Google Scholar, with publications between 2015 and 2023. An initial selection of 90 works was refined to 8 articles, applying rigorous inclusion and exclusion criteria to ensure direct relevance to the use of sketch maps in cartography education. The results indicated that, although challenges such as teacher training and access to teaching resources persist, sketch maps are effective in stimulating spatial analysis, reflective thinking, and creativity. Additionally, the inclusion of innovative practices and the alignment of school content with students' reality were highlighted. It was concluded that sketch maps have potential as an instrument in cartography education, serving as an inclusive, accessible, and transformative approach. The study contributes to academic literature by providing insights for innovative pedagogical practices and suggesting new directions for research in the field. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapas de croqui | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | habilidade espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sketch maps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartography education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spatial abilit | - |
Título: dc.title | A utilização de mapas de croqui como instrumento facilitador no ensino de cartografia para o ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: