Práticas educativas de avós de camadas populares e envolvimento na escolarização dos netos : perspectivas de famílias e escolas de Mariana (MG).

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.contributorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorRabinovich, Elaine Pedreira-
Autor(es): dc.contributorAzambuja, Rosa Maria da Motta-
Autor(es): dc.creatorSilva, Thayná de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20329-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005135-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionCom o aumento da expectativa de vida, as distintas gerações têm a oportunidade de conviver por mais tempo, portanto, os netos podem interagir mais com os avós. Embora a experiência de ser avó e avô seja influenciada por fatores como desigualdade socioeconômica, baixa escolaridade e questões de saúde, diferentes pesquisas mostram que os avós são uma referência importante no cuidado dos netos e das famílias em geral. No caso dos avós que cuidam integralmente ou que participam diariamente dos cuidados dos netos, a complexidade da relação é maior e isso interfere no processo de escolarização das crianças. Este estudo objetivou investigar as práticas educativas familiares dos avós cuidadores, oriundos de camadas populares, e suas interferências no processo de escolarização dos netos, a partir do olhar dos avós, dos netos e da escola. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com 14 participantes: seis avós idosos de camadas populares, cinco netos de 11 e 12 anos e três gestoras escolares de instituições públicas da região. O estudo identificou que a faixa etária dos netos entrevistados possibilita maior horizontalização dos papéis de cuidado, e isso se reflete no exercício de funções de suporte dentro do lar, de apoio ao uso de tecnologias e na rede de apoio dos mais novos. Apesar de a baixa escolaridade ser um fator limitante, os avós desempenham um papel fundamental na organização da rotina e na base moral dos netos, garantindo que realizem suas tarefas escolares e aprendam os conteúdos, mesmo quando isso envolve terceiros para o acompanhamento. O envolvimento dos avós na escolarização dos netos é proporcional ao grau de escolaridade deles e inversamente proporcional à presença dos pais na vida escolar dos filhos. Por sua vez, as escolas reconhecem que o número de avós cuidadores está aumentando neste espaço, mas ainda não há políticas voltadas para viabilizar e facilitar a maior inserção deles na escolarização dos netos.-
Descrição: dc.descriptionWith the increase in life expectancy, generations have the opportunity to coexist for longer, allowing grandchildren to interact more with their grandparents. Although the experience of being a grandparent is influenced by factors such as socioeconomic inequality, low educational attainment, and health issues, various studies show that grandparents play a significant role in caring for their grandchildren and families in general. In the case of grandparents who are full-time caregivers or who participate daily in their grandchildren‟s care, the complexity of the relationship increases, affecting the children's schooling process. This study aimed to investigate the educational family practices of caregiving grandparents from low-income backgrounds and with limited schooling, focusing on their role in their grandchildren‟s schooling from the perspective of the grandparents, grandchildren, and schools. To achieve this, the research adopted a qualitative approach, conducting semi- structured interviews with 14 participants: six elderly grandparents from low-income backgrounds, five grandchildren aged 11 to 12, and three school administrators from public institutions in the region. The study identified that the age range of the interviewed grandchildren allows a more horizontalized distribution of caregiving roles, which is reflected in their involvement in household tasks, assistance with technology use, and participation in the support network for younger children. Despite low educational attainment being a limiting factor, grandparents play a fundamental role in organizing routines and providing moral guidance to their grandchildren, ensuring they complete their schoolwork and learn the content, even when third parties are involved in monitoring their progress. The involvement of grandparents in their grandchildren‟s schooling is directly proportional to their level of education and inversely proportional to the presence of parents in their children‟s school lives. Schools, meanwhile, recognize that the number of caregiving grandparents is increasing within this context, but there are still no policies in place to facilitate their greater participation in their grandchildren‟s schooling.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectFamílias - avós e netos-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCuidadores - avós-
Título: dc.titlePráticas educativas de avós de camadas populares e envolvimento na escolarização dos netos : perspectivas de famílias e escolas de Mariana (MG).-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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