O uso de ferramentas de IA para potencializar a aprendizagem interdisciplinar: experiências nas disciplinas de Química e Trilhas no novo Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuardia, Gleison-
Autor(es): dc.creatorPlaster, Noeli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1963-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005133-
Descrição: dc.descriptionRelatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista, junto ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Informática aplicada na Educação.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apresentar e analisar experiências pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio a partir do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, o NotebookLM e o Teachy, no contexto das disciplinas de Química e Trilhas, conforme a proposta do Novo Ensino Médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base em relatos de práticas realizadas em sala de aula, destacando como a integração dessas tecnologias pode potencializar a aprendizagem interdisciplinar, promover o protagonismo estudantil e apoiar a mediação pedagógica. Os projetos “Química da Guerra” e “Alimentação Saudável” serviram como cenários de aplicação das ferramentas, permitindo aos estudantes explorar conteúdos por meio da pesquisa, organização de informações, elaboração de resumos e atividades práticas. Além disso, o uso do Teachy contribuiu para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Os resultados apontam que o uso combinado de IA facilita o entendimento de conceitos complexos, amplia o acesso à informação e torna o processo de ensino-aprendizagem mais interativo, dinâmico e significativo. Conclui-se que essas ferramentas podem ser grandes aliadas da educação, desde que utilizadas com intencionalidade pedagógica e alinhadas aos objetivos de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present and analyze pedagogical experiences developed in High School from the use of Artificial Intelligence (AI) tools, such as ChatGPT, NotebookLM and Teachy, in the context of the disciplines of Chemistry and Trails, according to the proposal of the New High School. The research adopts a qualitative approach based on reports of practices carried out in the classroom, highlighting how the integration of these technologies can enhance interdisciplinary learning, promote student protagonism and support pedagogical mediation. The "Chemistry of War" and "Healthy Eating" projects served as scenarios for the application of the tools, allowing students to explore content through research, organization of information, preparation of summaries and practical activities. In addition, the use of Teachy contributed to the inclusion of students with special educational needs. The results indicate that the combined use of AI facilitates the understanding of complex concepts, expands access to information and makes the teaching-learning process more interactive, dynamic and meaningful. It is concluded that these tools can be great allies of education, as long as they are used with pedagogical intentionality and aligned with learning objectives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Informática na Educação (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectChatGPT-
Palavras-chave: dc.subjectNotebookLM-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectMiddle school-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectNew high school-
Palavras-chave: dc.subjectChatGPT-
Título: dc.titleO uso de ferramentas de IA para potencializar a aprendizagem interdisciplinar: experiências nas disciplinas de Química e Trilhas no novo Ensino Médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.