Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guardia, Gleison | - |
Autor(es): dc.creator | Plaster, Noeli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1963 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005133 | - |
Descrição: dc.description | Relatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista, junto ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Informática aplicada na Educação. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar experiências pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio a partir do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, o NotebookLM e o Teachy, no contexto das disciplinas de Química e Trilhas, conforme a proposta do Novo Ensino Médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base em relatos de práticas realizadas em sala de aula, destacando como a integração dessas tecnologias pode potencializar a aprendizagem interdisciplinar, promover o protagonismo estudantil e apoiar a mediação pedagógica. Os projetos “Química da Guerra” e “Alimentação Saudável” serviram como cenários de aplicação das ferramentas, permitindo aos estudantes explorar conteúdos por meio da pesquisa, organização de informações, elaboração de resumos e atividades práticas. Além disso, o uso do Teachy contribuiu para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Os resultados apontam que o uso combinado de IA facilita o entendimento de conceitos complexos, amplia o acesso à informação e torna o processo de ensino-aprendizagem mais interativo, dinâmico e significativo. Conclui-se que essas ferramentas podem ser grandes aliadas da educação, desde que utilizadas com intencionalidade pedagógica e alinhadas aos objetivos de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to present and analyze pedagogical experiences developed in High School from the use of Artificial Intelligence (AI) tools, such as ChatGPT, NotebookLM and Teachy, in the context of the disciplines of Chemistry and Trails, according to the proposal of the New High School. The research adopts a qualitative approach based on reports of practices carried out in the classroom, highlighting how the integration of these technologies can enhance interdisciplinary learning, promote student protagonism and support pedagogical mediation. The "Chemistry of War" and "Healthy Eating" projects served as scenarios for the application of the tools, allowing students to explore content through research, organization of information, preparation of summaries and practical activities. In addition, the use of Teachy contributed to the inclusion of students with special educational needs. The results indicate that the combined use of AI facilitates the understanding of complex concepts, expands access to information and makes the teaching-learning process more interactive, dynamic and meaningful. It is concluded that these tools can be great allies of education, as long as they are used with pedagogical intentionality and aligned with learning objectives. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Informática na Educação (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | NotebookLM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Middle school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | New high school | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT | - |
Título: dc.title | O uso de ferramentas de IA para potencializar a aprendizagem interdisciplinar: experiências nas disciplinas de Química e Trilhas no novo Ensino Médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: