Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbieri, Luciana Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Jorge, Eduardo Júnior Yumsz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1801 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005055 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EAD, na modalidade à distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). | - |
Descrição: dc.description | Este artigo analisa os principais desafios e estratégias da gestão pública educacional em municípios de pequeno porte, com foco no caso de Teixeirópolis – RO. A pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e explicativo, utiliza levantamento documental e análise de conteúdo para compreender como as políticas públicas educacionais são implementadas no contexto interiorano. O estudo evidencia limitações estruturais, orçamentárias e de formação profissional, além de destacar o papel central dos gestores escolares na promoção da equidade, inclusão e qualidade do ensino. São examinadas as conexões entre as políticas locais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 4, 10 e 16. A análise revela que, embora haja avanços pontuais e potenciais latentes, a eficácia da gestão educacional depende de ações integradas, planejamento estratégico, valorização docente e participação comunitária. Conclui-se que o fortalecimento da gestão democrática e a adaptação das diretrizes nacionais à realidade local são fundamentais para transformar a educação em instrumento efetivo de desenvolvimento sustentável e justiça social. | - |
Descrição: dc.description | This article analyzes the main challenges and strategies of public education management in small municipalities, focusing on the case of Teixeirópolis, Rondônia. The research, of a qualitative, exploratory and explanatory nature, uses documentary research and content analysis to understand how public education policies are implemented in the rural context. The study highlights structural, budgetary and professional training limitations, in addition to highlighting the central role of school administrators in promoting equity, inclusion and quality of education. The connections between local policies and the Sustainable Development Goals (SDGs) are examined, with an emphasis on SDGs 4, 10 and 16. The analysis reveals that, although there are specific advances and latent potential, the effectiveness of educational management depends on integrated actions, strategic planning, teacher appreciation and community participation. It is concluded that strengthening democratic management and adapting national guidelines to local reality are fundamental to transforming education into an effective instrument of sustainable development and social justice. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação municipal | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teixeirópolis | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Municipal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | SDG | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teixeirópolis | - |
Título: dc.title | Gestão educacional no interior: desafios, estratégias e alinhamento aos ODS em Teixeirópolis – RO | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: