Gestão educacional no interior: desafios, estratégias e alinhamento aos ODS em Teixeirópolis – RO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbieri, Luciana Aparecida-
Autor(es): dc.creatorJorge, Eduardo Júnior Yumsz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1801-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005055-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EAD, na modalidade à distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa os principais desafios e estratégias da gestão pública educacional em municípios de pequeno porte, com foco no caso de Teixeirópolis – RO. A pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e explicativo, utiliza levantamento documental e análise de conteúdo para compreender como as políticas públicas educacionais são implementadas no contexto interiorano. O estudo evidencia limitações estruturais, orçamentárias e de formação profissional, além de destacar o papel central dos gestores escolares na promoção da equidade, inclusão e qualidade do ensino. São examinadas as conexões entre as políticas locais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 4, 10 e 16. A análise revela que, embora haja avanços pontuais e potenciais latentes, a eficácia da gestão educacional depende de ações integradas, planejamento estratégico, valorização docente e participação comunitária. Conclui-se que o fortalecimento da gestão democrática e a adaptação das diretrizes nacionais à realidade local são fundamentais para transformar a educação em instrumento efetivo de desenvolvimento sustentável e justiça social.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the main challenges and strategies of public education management in small municipalities, focusing on the case of Teixeirópolis, Rondônia. The research, of a qualitative, exploratory and explanatory nature, uses documentary research and content analysis to understand how public education policies are implemented in the rural context. The study highlights structural, budgetary and professional training limitations, in addition to highlighting the central role of school administrators in promoting equity, inclusion and quality of education. The connections between local policies and the Sustainable Development Goals (SDGs) are examined, with an emphasis on SDGs 4, 10 and 16. The analysis reveals that, although there are specific advances and latent potential, the effectiveness of educational management depends on integrated actions, strategic planning, teacher appreciation and community participation. It is concluded that strengthening democratic management and adapting national guidelines to local reality are fundamental to transforming education into an effective instrument of sustainable development and social justice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação municipal-
Palavras-chave: dc.subjectODS-
Palavras-chave: dc.subjectTeixeirópolis-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipal education-
Palavras-chave: dc.subjectSDG-
Palavras-chave: dc.subjectTeixeirópolis-
Título: dc.titleGestão educacional no interior: desafios, estratégias e alinhamento aos ODS em Teixeirópolis – RO-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.